O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Chargista Jônatas Sagrette, de Macuco, estréia no Serra News

WhatsApp Image 2020 08 22 at 12.34.17

Você já ouviu aquela famosa frase, ‘cada pessoa tem um dom’? Desde criança somos incentivados pelos nossos pais, familiares e amigos a seguir em busca do nosso sonho, mas no caminho a gente erra e acerta várias vezes, até encontrar o que realmente nos move.

No dia a dia buscamos referências, inspirações e mais energia para seguir adiante e prosseguir no caminho escolhido. E já na juventude, começamos a caminhar para o que de fato nos motiva e é a partir daí, que vamos conhecer um pouco mais desse talento da matéria de hoje.

Com exclusividade, a partir de agora o site Serra News, lançará quinzenalmente o trabalho do jovem chargista digital, Jônatas Sagrette, que fará parte de um projeto inovador e inédito do maior portal de notícias da  nossa região. Com apenas, 19 anos, o macucoense vem se destacando como um talento promissor nas artes digitais e agora passa a integrar a equipe de produtores de conteúdo, do site.

Trajetória

Atualmente os seus desenhos fazem sucesso, não só na sua cidade, mas em outros estados. Além das artes independentes, Jônatas trabalha criando, rótulos, estampas e desenhos diversos para várias marcas. Fã de carteirinha dos filmes do estúdio Ghibli, desde criança ele sempre foi apaixonado pelas artes em geral. Ele conta, que não lhe faltou incentivo, tanto por parte do avô Sebastião, como de sua mãe, Verônica, que o introduziram ao mundo da música e da pintura. Mas, somente após concluir o ensino médio, ao se mudar para o litoral em busca de uma oportunidade, que a arte se tornou mais intensa na sua vida.

Na mala, Jônatas fez questão de levar um livro de bolso em branco, onde começou a preenchê-lo com anotações pessoais, recados de amigos e os primeiros retratos que fez de pessoas e paisagens. Ele destaca que a partir daí, começou a desenvolver a cada dia mais a habilidade de criar e o desenho passou a ganhar mais espaço em sua vida.

WhatsApp Image 2020 08 22 at 12.35.10

Reflexivo, Jônatas Sagrette buscava se decidir entre a arte e o sonho de tentar algo novo, como qualquer jovem do interior que vai desbravar novos horizontes. Mas, ele destaca que o desenho até então um mero passatempo, realmente trazia à tona a vontade de viver da arte. “Me lembro de uma certa vez, em que eu estava voltando para rever minha família em Macuco, e desenhei uma cena que vi pela janela, era o mar, uma pedra e algumas nuvens, e em cima coloquei uma frase de reflexão. Depois de finalizar esse desenho, notei que precisava de um novo livro, pois aquele já estava lotado de desenhos.”

Nesse processo, Jônatas Sagrette decidiu que voltaria para a sua cidade natal e começaria o processo de criação, que até então era apenas um sonho. Após muitas tentativas, erros e acertos, ele viu suas habilidades sendo aprimoradas com o tempo.  Hoje, Jônatas, já trabalha direto de sua casa e tem um processo de criação diversificado com tinta e papel e uma mesa digitalizadora. A partir daí com traços minuciosos, os seus trabalhos tomam formas e cativam seus clientes.

Quando perguntei de onde surge toda essa inspiração diária para a criação de estampas, rótulos, e até charges, ele me explicou que usa a vida como referência e às vezes tem um ajudante mais que especial nesse processo, a sua companhia diária, seu avô, que muitas vezes se senta ao seu lado apenas para ele observá-lo e desenhar.  O desenhista, explica que não se limita no processo de criação, e está sempre de olho em tudo que acontece no mundo, para pescar referências, tanto o cotidiano quanto nas redes sociais. Segundo ele, esse processo o ajuda a intensificar a criatividade e a conhecer outros artistas diferentes e com muito talento, como ele.

Cervejaria Bonanza - Macuco - RJ

Entre os clientes, uma das artes mais recentes que ele e faz questão de ressaltar e se orgulha, é a criação do rótulo da cervejaria artesanal Bonanza,  também da cidade. “Durante o processo de criação da Bonanza, troquei muitas ideias com os donos da cervejaria e chegamos à conclusão de utilizar referências de lugares daqui mesmo para produzir algo que remetesse muito à nossa querida Macuco. Estudei e utilizei muitas fotos para chegar onde eu queria, e o resultado ficou incrível.”

Charges digitais

Com um futuro promissor, a partir de agora os milhares de leitores e visitantes diários do Serra News, vão poder apreciar um pouco mais do trabalho de Jônatas Sagrette, que quinzenalmente estará disponibilizando uma charge exclusiva para o site. E nós já estamos na expectativa da primeira charge que será lançada em breve e promete entreter e presentear nosso público fiel e observador.

E como eu disse no início, nós podemos esperar muito desse talento macucoense, que ainda tem mais um sonho, ele pretende se tonar um dos maiores tatuadores, da linha Neo Tradicional.  Esse estilo que surgiu há pouco mais de 10 anos, vem ganhando cada vez mais adeptos e tem como referência o uso de traços firmes e grossos, com sombreamento e cores vibrantes.

Sucesso ao Jônatas e aos filhos de sucesso da capital do leite, como a querida escritora Clenilza da Rocha Ferreira, mais conhecida como China, o cantador Belmiro da Silva, o Bira, famoso pelos bingos da cidade, o compositor autodidata João Ferreira, mais conhecido como Nico da Folia, o maestro João Poubel e o saudoso mestre de folia, Waldemar Dionízio. São muitos, não tenho como citar todos, mas me orgulho em poder apreciar esses talentos da minha e da sua, Macuco.

Desenhos de Jônatas Sagrette de Macuco

Veja também
error: Content is protected !!