O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cantagalo: Bar do Kleber Dias completa meio século de funcionamento

Cantagalo: Bar do Kleber Dias completa meio século de funcionamento

O Bar do Kleber Dias (Barraca do Zé Dias), em Cantagalo, na Região Serrana do Rio, vai completar em fevereiro de 2021 meio século de existência e funcionamento na entrada da cidade. Localizado próximo ao Hospital de Cantagalo. O ponto começou como uma singela barraca de madeira e continua até os dias de hoje sendo referência para centenas de trabalhadores que antes de partirem para seus compromissos, compram o famoso pingado com pão.

O Serra News gostou da história e decidiu publicar esse artigo com muito carinho, onde vem contar com detalhes para os clientes e amigos, além de toda a população de Cantagalo, um pouco da história desse importante estabelecimento que sobrevive há quase 50 anos na economia cantagalense, sendo referência para inúmeros trabalhadores e passageiros que pegam suas conduções ao lado do Bar do Kleber Dias.

História

Em 1969 chegava no município de Cantagalo Zé Dias, sua esposa Ely e seus três filhos. Como forma de trazer sustento a sua família, trabalhou na construção das fábricas de cimento. Na empresa Montreal, trabalhou na construção da fábrica Alvorada e pela Morrisom, na construção da Votorantim.

Ainda trabalhando na construção da Votorantim, em 15 de fevereiro de 1971, comprou do Sr. Licínio Bittencourt, uma barraquinha de madeira próximo ao Hospital de Cantagalo. Possivelmente, ele não sabia onde tudo isso iria chegar.

Durante 19 anos permaneceu na mesma barraquinha de madeira, sempre com o apoio e parceria de sua esposa Ely. Dia após dia, de segunda a segunda, às 4h da manhã a barraquinha já estava aberta, a espera de caminhoneiros e trabalhadores que já encontravam neste horário, o famoso pingado com pão, garantindo seu café da manhã.

Bar do Kleber Dias - Barraca do Zé Dias

Em 1990, a barraquinha de madeira deu lugar a obra de alvenaria, com o intuito de levar mais conforto e comodidade aos clientes e amigos. Zé Dias e dona Ely, como sempre foram carinhosamente chamados, permaneceram a frente do comércio até o ano de 1992, quando o mesmo foi assumido por seu filho e nora, Kleber Dias e Luzinete.

Eles, que tinham um bar ao lado da Cooperativa de Cantagalo, aceitaram o desafio de assumir a Barraca do Zé Dias, que passou a se chamar até os dias de hoje Bar do Kleber Dias. Apesar do estabelecimento ter sido assumido por seu filho e esposa há mais de 28 anos, ainda hoje, a maioria dos clientes ainda diz: “Vou lá na Barraca do Zé Dias”. O Bar do Kleber Dias é citado pelos mais novos que possivelmente nem imaginavam a história que estamos contando aqui.

Gratidão

keleber dias

Kleber Dias e Luzinete contam que durante todo esse tempo, mesmo com todas as dificuldades que os comércios enfrentam ano após ano e crises no país, seu estabelecimento continua firme. Eles externam gratidão a Deus e também a todos os amigos e clientes que permitiram alcançar essa bênção em suas vidas. Também destacam que o empresário sabe como é difícil se manter por tantos anos em atividade.

“São anos de muito trabalho, dedicação e esforço! Daqui tiramos nosso sustento e garantimos os estudos dos nossos filhos. É gratificante permanecer no comércio por tantos anos e só temos a agradecer aos amigos, clientes diários, passageiros e, principalmente, a Deus por ter nos sustentado até aqui. A obra que fizemos recentemente além de ser para comemorar os 50 anos, foi uma maneira de agradecer a todos que nos ajudaram a chegar até aqui”, disse emocionado Kleber Dias. Ele ainda completou: “Fazemos parte de muitas gerações e da história do município de Cantagalo.”

Por Iago Guimarães

Veja também
error: Content is protected !!