O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Bombeiros controlam incêndio florestal no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Bombeiros controlam incêndio florestal no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O incêndio que atingia o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, desde de 04 de agosto foi controlado nesta sexta-feira (7).

O rescaldo é necessário para apagar todos os focos remanescentes que possam reacender as chamas. Ainda de acordo com os Bombeiros, na manhã deste domingo (9) existia um pequeno ponto de calor e fumaça próximo ao Ajax. As equipes foram desmobilizadas.

Desta forma, uma equipe foi lançada neste ponto para fazer um aceiro e isolar esse ponto, sendo monitorado ao longo do dia.

A área consumida pelo fogo é de cerca de 300 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol.

Na manhã de sábado (8), cerca de 50 agentes entre militares e brigadistas atuaram na operação para garantir que as brasas que ficaram no local não voltassem a acender.

As causas do incêndio ainda são investigadas, mas os bombeiros acreditam que tudo tenha começado depois que um balão caiu na parte alta da Serra.

A ação de combate contou com o apoio de militares do Corpo de Bombeiros e agentes do ICMBio, IBAMA, INEA, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal de Petrópolis e da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (Roer).

O Parnaso tem vegetação do bioma Mata Atlântica e abriga espécies endêmicas de plantas e animais. Isso quer dizer que são espécies específicas daquela região. A preservação da fauna e da flora são de extrema importância para garantir o futuro das espécies.

Outros incêndios

Este combate aconteceu uma semana depois de uma outra força-tarefa que foi formada para conter dois incêndios de grandes proporções que atingiram a Reserva Biológica de Araras, e devastou 17% da área da Rebio, e o Parque Nacional da Serra do Órgãos.

bombeiros rescaldo 1

Veja também
error: Content is protected !!