O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Artesãos de Cantagalo vão receber carteira profissional de nível nacional

Artesãos de Cantagalo vão receber carteira do Programa de Artesanato Brasileiro

Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes, Certames e Lazer e a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR-RJ) permitirá ao artesão cantagalense, cadastrado no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, receber a carteira digital que o reconhece como profissional do setor no Brasil inteiro.

Os artesãos foram cadastrados em novembro de 2019 através da avaliação de técnicas baseadas na portaria n° 1007- SEI, de 11 de junho de 2018 do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que instituiu o Programa do Artesanato Brasileiro, criou a Comissão Nacional do Artesanato e dispôs sobre a base conceitual do artesanato brasileiro, mas devido à pandemia não puderam receber a carteira física.

Por isso, a Secretaria de Cultura e Turismo de Cantagalo entrou em contato com o setor solicitando uma forma de ajudar os artesãos de Cantagalo. “Entrei em contato com o Attílio, que foi a pessoa que esteve em Cantagalo coordenando o cadastramento para que nós pudéssemos ajudar os artesãos. Ele me encaminhou para o Saulo Romay, coordenador do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Após conversas, ficou acordado que cada artesão poderá entrar em contato com eles para que solicite a carteira digital, importante ferramenta para o reconhecimento do artesão cantagalense. Para nós é uma conquista conseguir esta carteira mesmo que digitalmente,” explicou o assessor de Cultura, Matheus Arruda.

Artesãos cantagalenses (Cantagalo-RJ)

O artesão que se cadastrou em Cantagalo no dia 18 de novembro de 2019 pode enviar um e-mail para o Programa do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro – [email protected], solicitando o reemissão da carteira, anexando a sua Carteira de Identidade e/ou documento de identificação com foto.

Após análise da sua solicitação, o artesão receberá um e-mail da equipe do Programa de Artesanato, enviando-lhe a sua valiosa Carteira Nacional do Artesão, a qual poderá ser emitida da sua própria casa. Caso, posteriormente, queira apanhar a carteira em cartão PVC, poderá agendar um horário no Programa de Artesanato, após o término da quarentena.

Para se manter sempre informado(a) sobre o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, acesse os seguintes endereços eletrônicos:

ARTESÃOS QUE NÃO SE CADASTRARAM

Os artesãos de Cantagalo que não se cadastraram ganharam a opção do cadastramento online, neste momento de pandemia. Segundo o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, para fazer o cadastro online deve seguir as seguintes instruções:

1º: acesse o Portal do Artesanato Brasileiro (www.artesanatobrasileiro.gov.br).

– Clique no botão login e em seguida em pré-cadastro;

2º. Caso o artesão não possua conta no gov.br, ele deverá clicar na opção “Crie sua conta” para efetuar o cadastro no portal de serviços do Governo Federal;

3º. Depois da autenticação do login no gov.br, o artesão deverá autorizar o uso de dados pessoais no serviço do PAB.

– Em seguida, ele será direcionado para a tela inicial do pré-cadastro para responder o formulário.

4º. Depois de solicitar o pré-cadastro, o usuário receberá um e-mail com as próximas instruções.

5º. Uma vez feito o pré-cadastro, o usuário pode acompanhar o andamento do processo, na sessão “Acompanhar Pré-Cadastro”

Veja também
error: Content is protected !!