O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Vinícius Stael é o único selecionado de Cantagalo para edital do Estado

Vinícius Stael é o único selecionado de Cantagalo para edital edital “Cultura presente nas redes”

O humorista cantagalense Vinícius Stael foi selecionado para o edital “Cultura presente nas redes”, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. O edital promovido pela SECEC-RJ visa premiar o trabalho de 1.500 artistas do Estado do Rio de Janeiro com o valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), num total de R$ 3.750.000,00 (três milhões, setecentos e cinquenta mil reais) provenientes do Fundo Estadual de Cultura, que ficou parado por aproximadamente 22 anos.

O edital previu quatro linhas de atuação, sendo elas: Manifestação artística (Apresentações inéditas das linguagens artísticas relacionadas no item 3.3 e mediações inéditas de conteúdos culturais de toda rede de profissionais da área cultural sendo eles: artistas, produtores, iluminadores, curadores, técnicos de som, e os demais profissionais da área. O produto deve ser veiculado em plataformas digitais próprias do proponente, com duração entre 30 minutos e 60 minutos); Criação de conteúdos digitais (Digitalização de conteúdos artísticos, difusão de patrimônio cultural,podcasts, web rádios, desenvolvimento de site culturais e mostras virtuais com duração entre 30 minutos e 60 minutos.); Oficinas culturais à distância (Organização e execução de formação nas áreas relacionadas no item 3.3 em plataforma digital, disponível ao público com duração entre 30 e 60 minutos.) e conteúdos audiovisuais (Produção e realização audiovisual no formato livre (Youtuber), com duração de 10 a 30 minutos, festivais ou cineclube on-line (duração mínima de 8 horas) e aquisição de exibição de obras audiovisuais).

As vagas foram divididas por regiões, na Região Serrana, que compreende Bom Jardim, Cantagalo, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes foram selecionados 85 projetos, dentre eles o de Vinicius Stael.

Segundo o artista, ele recebeu a mensagem do assessor de cultura do Município de Cantagalo, Matheus Arruda, que acompanhou o projeto e divulgou aos artistas cantagalenses, para participar do edital “Cultura presente nas redes” e se inscreveu sem o intuito de ser selecionado. Ao ver seu nome no rol de classificados ficou muito feliz por poder apresentar o projeto “Comédia em isolamento”, que engloba piadas contadas na casa dele com o objetivo de mostrar o lado bom do isolamento social e situações inusitadas do dia a dia em formato de tema livre do youtube, encaixando-se na linha de atuação voltada aos conteúdos audiovisuais.

Trajetória

Vinicíus Stael é ator desde 2005 e sempre se destacou nas peças teatrais cômicas que fazia. Com a mudança de seu grupo para a capital do RJ, ficou só e decidiu tentar algo que que não precisasse contracenar com ninguém. Foi então em setembro de 2008 teve a oportunidade de testar seu primeiro número de stand up. Daí em diante não parou mais. De open em open foi conseguindo se consolidar em sua região, montar um bom material e hoje poder viver do humor. Mas foi com as oportunidades de gravar a Praça é Nossa e o Programa Tudo é Possível que Vinícius Stael conseguiu se projetar no cenário do humor Nacional. Fruto de muita luta e persistência.

Além de ator, o humorista é funcionário da Prefeitura Municipal de Cantagalo, lotado na Secretaria Municipal de Assistência Social onde ministra aulas de teatro para crianças em situação de vulnerabilidade. Segundo ele, ao ser selecionado para este edital “Cultura presente nas redes”, de extrema importância no Estado do Rio de Janeiro, ele dá para seus alunos o exemplo de que nada é impossível, pois se o professor deles conseguiu, qualquer um é capaz de seguir seus sonhos.

Veja também
error: Content is protected !!