O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

PM do RJ vai registrar ocorrências pelo celular no local do chamado

PM do RJ vai registrar ocorrências pelo celular no local do chamado

A partir de agosto, a Polícia Militar do Rio de Janeiro poderá fazer o registro de ocorrências de crimes pelo celular no local do fato, dispensando a necessidade do descolamento da vítima até uma delegacia da Polícia Civil. Esta será a segunda fase de implantação do Sistema de Ocorrência Virtual (SOVi), fruto de um convênio entre as polícias Civil e Militar do estado.

O SOVi foi lançado pelo governo em junho do ano passado. Portanto, o aplicativo passou por um período de testes na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro, e depois em Angra dos Reis, na costa verde. O registro é feito dessa forma em casos de crimes de menor potencial ofensivo, como briga de vizinhos, injúria, difamação e pequenos delitos, que representam cerca de 85% do total de ocorrências.

Por meio de um aplicativo para smartphone, o policial que atender ao chamado faz o registro em um formulário eletrônico, que é enviado à delegacia da área. Pois pelo sistema, o delegado valida o registro e automaticamente um e-mail é enviado aos envolvidos, confirmando o registro da ocorrência.

Mas a partir daí, seguem os procedimentos legais da investigação policial, como convocação das partes para prestar depoimento. De acordo com o secretário de Polícia Militar, comandante-geral Rogério Figueredo de Lacerda, o procedimento se mostrou eficaz no projeto piloto.

O aplicativo para o registro de ocorrências pelo celular é instalado no aparelho pessoal dos agentes. Ele possui recursos de voz, texto, inserção de imagens e geolocalização. O sistema também integrou as informações do serviço 190 e do Disque-Denúncia.

Fonte: Agência Brasil

Veja também
error: Content is protected !!