O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Parque do Desengano pode se tornar 1º Dark Sky Park da América Latina

Parque do Desengano pode se tornar 1º Dark Sky Park da América Latina

O Parque Estadual do Desengano está em processo de se tornar o primeiro “Dark Sky Park” (Parque para observação das estrelas) da América Latina credenciado pela NASA (National Aeronautics and Space Administration). O motivo é bem simples, ausência total de luz artificial dentro dos limites da unidade. O resultado são observações surpreendentes e fotos incríveis, como a de capa, tirada pelo guarda-parque Samir Mansur, na Pedra do Desengano.

Dark Sky Park

Uma reserva DSP, também conhecida como reserva de céu escuro, é uma área que possui uma qualidade excepcional ou distinta de noites estreladas e um ambiente noturno que é especificamente protegido por seu patrimônio científico, natural, educacional, cultural e/ou prazer público. A terra pode ser de propriedade pública, ou de propriedade privada, desde que o proprietário do proprietário consentir com o direito de acesso público permanente e contínuo a áreas específicas. Pois o propósito de uma preservação do céu escuro é geralmente promover a astronomia.

Parque do Desengano

Localizado no Norte do Estado, o Parque Estadual do Desengano (PED) abrange parte dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes. A Pedra do Desengano é seu principal atrativo e ponto culminante, com 1.761 metros de altitude. Além da grande relevância ecológica dessa unidade de conservação, uma rica biodiversidade, notória cultura no seu entorno e a diversidade de seus atrativos naturais possibilitam a recreação e o turismo ecológico.

A Serra do Desengano, localizada no Noroeste Fluminense, inspirou a criação do primeiro parque estadual do Rio de Janeiro, em 1970. O seu nome vem justamente do nome de sua maior elevação, a Pedra do Desengano, que possui 1.761 metros de altitude.

Este é o último grande remanescente contínuo da Mata Atlântica. O parque estadual abriga paisagens serranas apenas conhecidas para montanhistas experientes. É uma das melhores áreas de observação de aves do estado do Rio, pois está localizada entre o limite norte a sul da Mata Atlântica. Das 176 espécies de mamíferos encontradas no Estado do Rio, 33 foram identificadas na área do parque, 16 destas ameaçadas de extinção.

Veja também
error: Content is protected !!