O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Helicóptero vai ajudar na prevenção e combate a incêndios na Região Serrana

Helicóptero do Corpo de Bombeiros sobrevoará Cantagalo e Cordeiro

Pelo terceiro ano consecutivo, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) vai basear um helicóptero na Região Serrana em apoio às missões de prevenção e combate a incêndios florestais. A ação, que terá início nesta segunda-feira (20.07), vai contemplar vinte municípios da região.

A aeronave fará voos diários de monitoramento ambiental com o objetivo de identificar eventuais focos e evitar a propagação das chamas. O recurso aéreo também será utilizado para agilizar o transporte de tropa e de materiais, quando necessário, e para o combate direto em pontos de difícil acesso.

A corporação também vai alocar na área um Auto Tanque de Combustível (ATC), veículo para abastecimento com querosene de aviação que dispensará a necessidade de deslocamento para provisão.

“Muitas vezes a neblina na Serra do Mar, que divide o Estado, não permite o pronto emprego do recurso aéreo. Esta iniciativa permite que o helicóptero esteja mais perto dos tradicionais focos de incêndio registrados nessa época”, disse o coronel Adalberto Neiva, comandante de Atividades Especializadas do CBMERJ.

No ano passado, a operação extinguiu 36 focos de fogo em vegetação e atuou em 34 ações de monitoramento ambiental, na prevenção e combate evitando proativamente a grandes incêndios florestais.

A área coberta abrange as cidades de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, São Sebastião do Alto, Macuco, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Petrópolis, Areal, Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Sapucaia, Teresópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Carmo.

A ação conta com apoio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e do Exército Brasileiro que vão ceder bases para a aeronave da corporação em Nova Friburgo e Petrópolis, respectivamente.

 

Veja também
error: Content is protected !!