O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Fotógrafo registra o cometa Neowise sobre o Morro da Cruz, em Friburgo

Fotógrafo Marlon Moreira de Souza registra o cometa Neowise sobre o Morro da Cruz, em Friburgo

O fotógrafo Marlon Moreira de Souza registrou neste sábado, 26/7, a passagem do cometa Neowise no céu de Nova Friburgo. O flagrante foi feito sobre o Morro da Cruz. Essa é uma chance única, já que a órbita elíptica longa do Neowise só o trará de volta à vizinhança da Terra daqui a aproximadamente 6.765 anos.

O cometa Neowise está visível pelos céus do Brasil desde o início da semana. O espetáculo não é tão intenso quanto no hemisfério Norte, mas nossos fotógrafos têm feitos belos registros país a fora.

O fotógrafo de Nova Friburgo, Marlon Moreira de Souza comemorou o registro nas redes sociais. “Finalmente está visível no céu da Região Serrana do Rio de Janeiro o cometa Neowise. Já não tem o mesmo brilho e nem exibe uma cauda tão longa. Mas continua sendo um espetáculo que vale muito o registro, afinal ele só voltará a nos visitar daqui a 6,8 mil anos!”

Como explica o diretor técnico da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), Marcelo Zurita, o cometa foi descoberto no dia 27 de março por imagens em infravermelho do telescópio espacial Neowise (Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer), da Nasa – daí o seu nome.

Veja também
error: Content is protected !!