O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Bombeiros combatem princípios de incêndio em Cantagalo, Cordeiro e Bom Jardim

incendio 2

Aeronave do Corpo de Bombeiros registrou um princípio de incêndio, na zona rural de Três Rios, na manhã deste domingo (26/07). O incêndio foi controlado pelo destacamento do município. Logo em seguida os militares seguiram para os municípios de Bom Jardim e Cordeiro, na Região Serrana do Rio.

Em Bom Jardim cerca de quatro bombeiros foram deslocados para o local que fica em uma área de difícil acesso. O incêndio ainda não foi controlado. Já em Cordeiro o foco já foi comunicado ao destacamento local, dez militares tentam conter as chamas.

No município de Cantagalo, no dia 24/07, o Corpo de Bombeiros também controlou um princípio de incêndio no bairro São Pedro II, numa área por cima do Horto Municipal de Cantagalo. Militares apagaram as chamas utilizando abafadores. Na mesma semana, os Bombeiros foram acionados para conter um incêndio que atingiu um caminhão no bairro São José.

Incêndio em vegetação atinge caminhão no bairro São José, em Cantagalo

Monitoramento

Desde segunda-feira (20/07) cerca de 20 cidades estão sendo monitoradas diariamente por uma aeronave, que tem como objetivo detectar focos de incêndios antes que ganhem proporções maiores.

“A importância do uso da aeronave. Foco detectado pela aeronave no monitoramento, passado para a unidade local, que deslocou uma viatura por terra até o local antes que aumentasse a proporção”, disse o Tenente Coronel Gil Kempers, do 15º Grupamento de Petrópolis.

“Passaremos por um momento de estiagem até o meio da próxima semana. É preciso que as pessoas respeitem às leis e não façam queimadas. Além dos danos ambientais diretos, temos muitas pessoas que são atingidas pela fumaça e sofrem com alergias e outras doenças. E, ao procurarem uma unidade de saúde, aumentam os riscos de contaminação pela COVId19”, afirmou o Tenente Coronel Thiago Alecrim, do 6° Grupamento de Nova Friburgo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no ano passado, a operação com uso da aeronave extinguiu 36 focos de fogo em vegetação e atuou em 34 ações de monitoramento ambiental.

A ação conta com apoio da Polícia Militar e do Exército Brasileiro que vão ceder bases para a aeronave da corporação em Nova Friburgo e Petrópolis.

Helicóptero vai ajudar na prevenção e combate a incêndios na Região Serrana

Veja também
error: Content is protected !!