O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Saúde Básica de Cantagalo está entre as cinco melhores do Estado

saudecantagalo

No dia 10 de junho foram divulgados os resultados do Programa Estadual de Financiamento da atenção Primária à Saúde (Prefaps), que colocaram a Saúde Básica de Cantagalo entre as cinco melhores do Estado do Rio de Janeiro. O estudo realizado pelo governo estadual, analisa quais cidades cumpriram as metas de qualidades nos serviços prestados pelas prefeituras na Atenção Primária à Saúde (APS) e o resultado divulgado agora corresponde ao 3° quadrimestre de 2019. Na Região Serrana, Cantagalo ficou com o primeiro lugar.

O estudo é realizado pelo governo estadual com o intuito de avaliar quais cidades cumpriram as metas de qualidades nos serviços prestados pelas prefeituras na Atenção Primária à Saúde (APS). Dos nove indicadores analisados, Cantagalo atingiu ou superou as meta em oito dos nove indicadores.

Alguns dos dados analisados foram: disponibilidades de consultas e exames, acompanhamento pré-natal, cobertura vacinal, disponibilidade de equipe e atendimento. Em acompanhamento das Condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família Cantagalo atingiu 98% de cobertura. Ainda em Saúde Bucal, o Município atingiu a nota máxima. Este indicador tem como objetivo medir o escopo de ações realizadas pelas equipes de Saúde Bucal na ESF.

O Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS) é a atual estratégia para o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Ou seja, o município fica apto a receber mais recursos estaduais para investir ainda mais na saúde da população.

“É gratificante receber esta notícia da boa colocação do município em relação a avaliação da nossa Saúde Básica e isto garante que continuemos a receber recursos para investir, de suma importância ainda mais neste momento de Pandemia. Agradeço ao Prefeito que nos dá o apoio e a todos os colaboradores da Saúde de Cantagalo, que são fundamentais para este bom resultado. Seguimos sempre em busca de melhorar ainda mais.” – Destacou o Secretário de Saúde, Márcio Barbas.

Veja também
error: Content is protected !!