O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Macaé ultrapassa mil casos confirmados de Covid-19

Macaé ultrapassa mil casos confirmados de Covid-19

Macaé (RJ) ultrapassou a marca de mil pessoas infectadas pela Covid-19 na quarta-feira (3). De acordo com o boletim epidemiológico municipal, a cidade tem agora 1.082 casos confirmados, e registrou mais três óbitos. Agora são 38 mortes causadas pelo novo coronavírus.

Macaé tem, atualmente, 44 leitos de UTI na rede pública destinados a tratamento de pacientes com sintomas graves da Covid-19. Destes, 27 (61%) estão ocupados.

Em Macaé, há mais casos de Covid-19 em pessoas com idade entre 30 a 49 anos (56% do total) e, dos casos confirmados de coronavírus no município, 51% são homens.

Em relação a mortes, o percentual é de 53% de pessoas do sexo feminino e 47% do sexo masculino, segundo levantamento. A faixa etária mais atingida por óbitos continua sendo acima dos 80 anos.

Ainda de acordo com a pesquisa, os principais sintomas apresentados pelos pacientes, por ordem de identificação, são: tosse, febre, desconforto respiratório, dor de garganta, dispneia (falta de ar) e nível de saturação de oxigênio inferior a 95%.

Já as maiores comorbidades (doenças que predispõem ao desenvolvimento de outras) são doença cardiovascular, diabetes, pneumopatia crônica (doença que afeta os pulmões), asma, obesidade, imunodeficiência (incapacidade do sistema imunológico de estabelecer uma imunidade efetiva) e doença renal crônica.

O documento foi baseado em informações do Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (Sivep) e do Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus (CTC), que funciona em Macaé desde o dia 18 de março – com atendimento 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no Centro.

Dos 1.082 pacientes com a Covid-19, 667 estão recuperados da doença. O Centro de Triagem de Macaé fica na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro. Os telefones são (22) 2796-1015 e 2796-1344.

Macaé em estado de atenção

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura, o coeficiente de incidência do novo coronavírus em Macaé chegou a 2.727, o mesmo registrado no estado do Rio e que leva o município ao estado de atenção, de acordo com o protocolo seguido pelo Ministério da Saúde.

Apesar do estado alarmante em que vive o município, a Prefeitura vê com otimismo os números sobre a doença na cidade.

“Como começamos a testar um número maior de pessoas, tivemos um aumento expressivo no número de casos. […] Felizmente podemos ver que o número real de total de casos confirmados ficou abaixo das previsões feitas pelo modelo mais otimista. Esse pode ser um bom indicativo de que as medidas de isolamento tem funcionado e podem estar começando a levar para um achatamento da curva”, afirma boletim municipal.

Uma pesquisa realizada pela UFRJ de Macaé, analisou os casos de infecção acumulados na cidade e estimou que Macaé registraria mais de mil casos da Covid-19 antes do final de maio.

Veja também
error: Content is protected !!