O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cerejeira, a árvore que é símbolo do Japão, encanta moradores de Friburgo

Cerejeira, a árvore que é símbolo do Japão, encanta moradores de Friburgo

Nova Friburgo, na Região Serrana, é uma cidade linda o ano inteiro. Mas, na época do inverno, consegue ficar ainda mais bela e charmosa com a florada das cerejeiras. A cerejeira, árvore símbolo da estação mais fria do ano, floresce apenas uma vez ao ano, quando há uma elevação da temperatura após a passagem de uma onda de frio intenso. A floração costuma durar cerca de duas semanas.

A flor de cerejeira, chamada no Japão de “Sakura”, encanta a muitas pessoas com suas delicadas pétalas rosadas e seu significado repleto de simbolismo, envolvendo o amor, a beleza, a renovação e a esperança. No Brasil, a floração pode ocorrer entre março e julho, depende da geolocalização.

A flor de cerejeira é objeto de adoração do povo japonês, que espera ansiosamente pelo mês de março, início da primavera, para festejar o “Hanami” ou “apreciação das flores”. Pois a florada dura poucos dias e os japoneses aproveitam esse período para ver as flores, fazer piquenique, dançar e cantar à sombra das árvores, como uma tradição oriental.

Festa da Cerejeira

Em Nova Friburgo, uma festa organizada pela colônia japonesa da cidade, acontece no sítio Florândia da Serra, da família Matsuoka, no bairro de Conquista. Há apresentações de dança e de música japonesa, além de barraquinhas com comidas típicas. É realizada há três gerações, pois se inspira no costume japonês Hanami, que significa “contemplar as flores”.

Mas excepcionalmente, este ano, devido a pandemia de coronavírus, o evento precisou ser cancelado. Mas a Festa da Cerejeira, como é conhecida, acontece no período de floração da cerejeira, árvore que fica florida por apenas duas semanas e é parte do cenário do inverno friburguense.

Portanto, as cerejeiras estão espalhadas por toda Nova Friburgo. Com isso, diversos moradores nos enviaram fotos de diversos pontos da cidade, onde a árvore floresceu. Confira no nosso Instagram todos os registros maravilhosos!

https://www.instagram.com/p/CBzlAUiBkCy/?utm_source=ig_web_copy_link

Veja também
error: Content is protected !!