O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Trajano de Moraes é a única cidade do RJ sem casos de Covid-19

Trajano de Moraes é a única cidade do RJ sem casos de Covid-19

Dos 92 municípios do Estado do Rio, Trajano de Moraes, na Região Serrana, com população de pouco mais de 12 mil habitantes, é o único município que não registrou nenhum caso de Covid-19 até a noite desta terça-feira (19 de maio).

Para muitos de seus moradores, o fato está relacionado diretamente às medidas que a prefeitura adotou ainda na primeira quinzena de março, no dia seguinte ao anúncio da pandemia pela Organização Mundial de Saúde.

Essas iniciativas se juntaram a várias outras, como desinfecção de ruas e praças e bloqueios de acessos à cidade, a partir 20 de março, e ajudaram a evitar a circulação do vírus por ali. Trajano de Moraes é um município de passagem entre a região serrana e o litoral do Estado, por meio da RJ 174.

Ainda naquele mês, quem utilizasse essa via passou a ser orientado por policiais, em barreiras sanitárias, a não fazer nenhuma parada ao cruzar a cidade.

“No começo, fomos muito criticados por ter agido com rigor. Mas certamente isso ajudou a impedir a propagação da Covid-19 na nossa cidade. Não sabemos até quando, é verdade. Nenhum lugar está livre disso. O que vale é a convicção de ter feito o que era mais correto para proteger os trajanenses”, disse o prefeito de Trajano de Moraes ao Terra.

O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, determinou a redução de 30% dos salários dele, do vice-prefeito, secretários municipais, e dos cargos comissionados do município. A medida foi anunciada no decreto 47/2020 – na tarde de sábado, dia 16 de maio – e divulgada na página oficial da Prefeitura no Facebook.

Veja também
error: Content is protected !!