O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Pesquisadores criam bafômetro que detecta coronavírus em um minuto

Pesquisadores criam bafômetro que detecta coronavírus em um minuto

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveram um teste que detecta em apenas um minuto, na respiração, a presença do novo coronavírus. A iniciativa do bafômetro partiu do professor Gabby Sarusi, e é acompanhada de perto pelo Ministério da Defesa local.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, além da velocidade, o teste tem 90% de precisão — superior à do PCR — e um custo bastante inferior aos outros métodos disponíveis no mercado. A porcentagem foi obtida após avaliação em 120 pessoas.

As partículas de um teste simples de respiração ou de amostras coletadas na garganta e no nariz, como as usadas atualmente, são colocadas em um chip com uma extensa variedade de sensores projetados especificamente para detectar o vírus. O sistema analisa a amostra biológica e fornece um resultado positivo ou negativo preciso, em um minuto, por meio de um sistema conectado à nuvem.

O objetivo do bafômetro desenvolvido na Universidade Ben-Gurion é facilitar a testagem de passageiros em aeroportos e de trabalhadores que precisarem retornar ao trabalho presencial em suas empresas.

Ainda em andamento, as avaliações do novo teste tentarão descobrir se é possível identificar o nível de gravidade da covid-19 nos pacientes infectados. Sarusi teve a ideia do produto na força-tarefa montada pela universidade para aproveitar a estrutura do local no combate ao novo coronavírus.

Veja também
error: Content is protected !!