O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

OVNIs? Moradores registram satélites Starlink no céu da Região Serrana

Não são OVNIs! Moradores registram satélites Starlink no céu da Região Serrana

Alguém viu algumas luzes passando na noite de domingo (10) no céu de sua cidade? Pensou que fosse uma invasão alien? Diversos registros foram feitos por moradores de cidades da região Serrana do Rio, como em Cordeiro e Nova Friburgo. O Serra News explica o que são essas luzes que ficarão comuns nas noites limpas daqui para frente.

A SpaceX lançou a segunda frota de seus satélites Starlink. Mais 60 satélites foram enviados para a órbita terrestre a bordo de um foguete Falcon 9, apenas seis meses depois do lançamento das primeiras 60 unidades. A ideia é que o projeto conte com pelo menos 12 mil unidades, mas é possível que esse número suba para 42 mil, tudo para fornecer internet de alta velocidade a toda a extensão do planeta.

Então, se você também viu pontos brilhantes se movimentando de maneira incomum pelo céu, mantenha a calma, pois não são OVNIs! São apenas os satélites Starlink que ainda refletem luz solar o suficiente para serem avistados a olho nu. Veja os vídeos em nosso Instagram!

https://www.instagram.com/p/CAC8yLVhUNq/

Em outubro de 2019, Elon Musk enviou o primeiro Tweet através de uma conexão via Starlink. A expectativa é que a Starlink comece a oferecer serviços comerciais em 2020, e a SpaceX está confiante no sucesso de seu sistema: a empresa pediu autorização para lançar mais 30 mil satélites, além dos 12 mil iniciais, para aumentar ainda mais a cobertura.

Para mitigar o problema a SpaceX moveu os satélites para órbitas mais altas, onde não podem ser vistos pela maioria da população. Mas ainda assim são visíveis em locais com céus escuros. Outros pontos luminosos devem ser avistados nesta segunda-feira (11).

Veja também
error: Content is protected !!