O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Frio! Temperaturas despencam no interior do estado do Rio de Janeiro

Frio! Temperaturas despencam no interior do estado do Rio de Janeiro

Essa primeira semana de maio será marcada por uma gangorra nas temperaturas que despencam, uma grande mudança no tempo ocorre em todo o estado do RJ. A frente fria mais forte de 2020 vem por aí e promete derrubar as temperaturas. O interior de todo o estado do RJ deve registrar novos recordes de frio, confira os detalhes.

Segunda-feira (04/05)

A massa de ar polar que chegou junto com a ultima frente fria já começa a se afastar do estado do RJ nessa segunda-feira , porém ela ainda consegue injetar um pouco de ar fresco no estado, isso vai manter as temperaturas mínimas relativamente baixas, variando entre 12°C e 16°C, podendo ficar na casa dos 10°C nas cidades serranas. Mesmo com o Sol aparecendo entre nuvens as temperaturas não sobem muito, será uma tarde agradável com máximas em torno dos 24°C, o vento fresco que ainda sopra mantem a sensação térmica relativamentre baixa em alguns períodos do dia.

Algumas áreas do litoral e Centro-Norte Fluminense podem registrar uma fraca e isolada garoa na madrugada e manhã de Segunda-feira. No restante do dia não há previsão de chuva para o estado, tempo segue firme.

Temperaturas mais elevadas antes do frio intenso!

Na terça-feira (05/05) o fraco ar polar da ultima frente fria já vai ter se afastado de vez do estado do RJ, a nebulosidade diminui e o Sol volta a aparecer com mais força sobre todas as regiões Fluminenses, não há previsão de chuva para o estado. A nova frente fria que se aproxima promete ser a mais forte até esse momento de 2020.

Devido a sua aproximação o estado do RJ vai entrar em condições de calor pré-frontal, isso vai fazer com que as temperaturas subam rapidamente, já na terça-feira a sensação de abafamento volta a ficar presente em algumas áreas do estado, com máximas na casa dos 30°C em todo estado (exceto região serrana).

Mudança no tempo começa a partir da quarta-feira (06/05)

A quarta-feira começa com pouca variação de nebulosidade no estado do RJ, logo o Sol aparece com força e o calor continua até a tarde em praticamente todas as áreas do estado, com máximas também na casa dos 30°C, a partir da tarde a frente fria começa a avançar pelo estado do RJ podendo provocar fortes temporais de forma localizada, onde essa chuva cair ela pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento e uma pequena possibilidade de chuva de granizo.

Já na noite de quarta-feira os primeiros sopros da nova massa de ar polar começam a chegar ao estado do RJ, o ar frio “acalma” a atmosfera e a partir daí não há mais risco para temporais, as temperaturas despencam e começam a entrar em declínio….

Quinta-feira (07/05) nublada e fria!

O avanço do ar frio na retaguarda do sistema frontal vai proporcionar um acentuado declínio das temperaturas, as máximas que estavam na casa dos 30°C ou mais na quarta-feira despencam para máximas inferiores a 20°C na quinta, uma diferença de no mínimo 10°C nas máximas de um dia para o outro, isso é bastante.

Na quinta-feira o céu fica predominantemente nublado em todas as regiões do estado do RJ, há risco de chuva fraca em pontos isolados a qualquer hora do dia, juntando isso mais o vento gelado soprando a sensação térmica fica muito baixa em todo o estado, essa próxima quinta-feira pode registrar a tarde mais fria de 2020 em todas as regiões do estado

Sexta-feira (08/05)

Na sexta-feira a massa polar avança ainda mais sobre o estado do RJ, o ar seco desse sistema polar começa a diminuir a nebulosidade sobre o estado, apesar do Sol voltar a aparecer em várias cidades as temperaturas não sobem, o ar frio mantem a tarde com máximas ainda na casa dos 20°C e até menos que isso nas cidades serranas, o frio ganha ainda mais força no período noturno, com mínimas já na casa dos 10 graus de forma generalizada.

Pico do frio será no próximo final de semana

O próximo final de semana será de tempo firme e frio mais intenso sobre o estado do RJ, o pico dessa massa polar no estado do RJ deve acontecer no Domingo dos dia das mães, quando vamos registrar mínimas inferiores a 10°C em cidades do interior do estado, podendo até ter a primeira geada do ano em alguns distritos mais frios da região Serrana, áreas da Serra da Mantiqueira no Sul Fluminense podem registrar temperaturas perto ou até mesmo abaixo de 0°C. Nas demais áreas do estado o frio também segue intenso para os padrões dos trópicos, com mínimas entre 10°C e 12°C.

Fonte: CPTEC/INMET

Veja também
error: Content is protected !!