O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Friburgo recebe testes rápidos de Covid-19 para profissionais de saúde

Nova Friburgo recebe testes rápidos de Covid-19 para profissionais de saúde

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu da Secretaria de Estado de Saúde, testes rápidos de Covid-19. Não é um número grande de testes para priorizar as reais necessidades do município no momento. A prioridade são os profissionais de saúde que estão na linha de frente, tratando os pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, a intenção é evitar ao máximo o resultado falso negativo dos testes atuais. Isto porque um profissional pode fazer o teste e dar negativo e ele continuar trabalhando. Dias depois pode dar positivo, o que significa que ele pode estar em risco e até mesmo colocando em risco a vida dos outros profissionais.

A subsecretária reitera que a prioridade dos testes rápidos são os profissionais de enfrentamento da Covid-19, do setor específico existente no Hospital Municipal Raul Sertã, e algumas instituições de longa permanência, filantrópicas ou conveniadas ao município que tenham pessoas sintomáticas.

Testes rápidos de Covid-19

O teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. Quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica).

Estudos científicos têm demonstrado que, a partir do sétimo dia de sintomas de uma pessoa com Covid-19, é possível detectar anticorpos em testes rápidos, sendo que em grande parte dos produtos registrados na Anvisa os resultados mais robustos foram obtidos a partir do décimo dia. Portanto, é preciso estar atento às instruções de uso dos testes.

Veja também
error: Content is protected !!