O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Fotógrafa Violeta Andrada é sucesso internacional com seus belos clicks

Fotógrafa Violeta Andrada é sucesso internacional com seus belos clicks e faz parte da Revista Encontro BH

Atualmente falamos tanto de preservação da natureza, das suas belezas, da infinidade que é a sua biodiversidade e como é rico e prazeroso esse contato. Mas, você já parou pra pensar que boa parte de tudo que já vimos, vem através de um meio, a fotografia? Pra começar a contar a trajetória da nossa ‘Personalidade’, dessa semana, vamos dar um pulo na história pra entender um pouco dessa ligação entre a natureza e a fotografia.

Você que está acostumado ao mundo atual, com milhares de clicks diários, não imagina que até chegar as selfies de hoje, foi um longo processo. Tudo começou a partir de 350 a.C., por  Aristóteles, mas somente por volta do século XIX, no ano 1826, da janela de casa, o francês Joseph Niépce conseguiu o improvável, definitivamente ‘congelou’ o momento e registrou a sua primeira foto.De lá pra cá muita coisa mudou, mas até hoje a fotografia continua quase que obrigatória em todos os cenários do mundo.

No Brasil temos grandes profissionais da área, e uma delas é a estrela dessa edição, diretamente de Belo Horizonte, em Minas Gerais, vamos contar um pouco mais da trajetória da fotógrafa da revista Encontro BH, Violeta Andrada.  Formada em design de interiores, com especialização em design de móveis pela UEMG, ela deixou a profissão de lado para seguir profissionalmente com o seu hobby, e hoje elemento fundamental na sua vida, a fotografia.

Renomada fotógrafa Violeta Andrada

Nascida em um dos maiores berços culturais do país, cercada por inúmeras belezas naturais, Violeta tem uma história de paixão pela profissão. Esse incentivo começou ainda na infância, através da sua família. A mãe bióloga e o pai arquiteto, a impulsionaram para que ela tivesse contato direto com a natureza, através da casa de campo deles, na Serra da Moeda (região metropolitana de BH).

Segundo ela, que tem uma irmã gêmea e também bióloga, o amor pela natureza fez parte de toda a sua vida. Seu amor pelos animais é visível, e através de inúmeros registros, no seu perfil do Instagram, expressa essa paixão. “Desde criança tínhamos máquina fotográfica (de filme). Na época da faculdade, ganhei a minha primeira câmera “profissional”, fui me interessando bastante pela macro-fotografia de natureza. Minha irmã participou desse processo, me passando o que aprendia na faculdade e me dando dicas para fotografar”, destaca.

Determinada a viver de fotografia profissional, ela optou por deixar de trabalhar como designer para entrar definitivamente no ramo, e desde então, atua na revista Encontro BH, fazendo fotos para matérias diversas da edição mensal.

Sempre buscando pelo aperfeiçoamento e estudando cada momento antes de registrá-lo, ela é requisitada. Além dos trabalhos diários na redação para diferentes pautas, ela é a fotógrafa oficial do ‘Festival Botecar’, que elege o melhor prato tradicional de comida mineira, de bares da cidade. Além disso, Violeta também é responsável pelas fotos da subseção da revista, a ‘Econtro Gastrô’, que é a principal publicação de gastronomia de Minas.

Sem deixar de lado o seu hobby, ela concilia o seu trabalho diário e mantém a dedicação pela fotografia de natureza, que é a sua paixão e meditação. Nesse processo de aprendizado, ela participou de um grupo de observadores de aves de BH, e com eles viajava vários lugares em busca de novas descobertas. Assim, aprendeu sobre os hábitos dos animais, espécies e muito mais.IMG 20200508 114213

Logo no início da carreira, ainda como amadora, ela fez o seu primeiro registro de sucesso. Em uma dessas observações, ela fotografou um pássaro da espécie gaturamo bandeira em Itabirito (MG), essa imagem, foi escolhida no concurso #suafoto, da National Geographic Brasil (Natgeo). Como premiação, foi destaque nas redes sociais do canal, que só no Instagram, tem mais 130 milhões de seguidores.

Hoje, ela colhe os frutos do seu sucesso, tanto na área profissional ou em seu hobby. Como ela prefere dizer, a fotografia é sua vida! Prova disso é que recentemente ela teve mais uma conquista, alcançou o 3° lugar em um concurso internacional, na categoria “natureza” e recebeu a premiação em Brasília.

Violeta Andrada é grande exemplo, que nos prova que podemos seguir por diversos caminhos, mas de fato, o que faz o nosso coração vibrar é sempre a melhor escolha. E mais que simplesmente fotos, ela nos traz o registro do momento, não deixando de mostrar a vida que existe em cada cena. Aos seus olhos, o simples tem vida, cores, sabores e conseguem nos teletransportar para esse instante.Viajamos com as suas imagens, tanto para as matérias gastronômicas, ou nos clicks de pássaros, insetos, flores e seus detalhes minuciosos e até mesmo os macros, invisíveis aos nossos olhos, ganham vida pelo seu olhar preciso. Cada registro nos faz ter orgulho dessa ‘Personalidade’, que com muito talento nos mostra um pedaço do Brasil, tão rico e colorido que é estado de Minas Gerais.

Abaixo, postamos alguns clicks da fotógrafa Violeta Andrada. Confira a galeria completa no Instagram @violetaamp.

Registros fotográficos de Violeta Andrada

 

Ingred Joia
Jornalista Ingrid Joia
Veja também
error: Content is protected !!