O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Fake News diz que comércio de Friburgo está liberado para funcionar

fake News Coronav[irus

Estão espalhando pelo WhatsApp que o comércio de Nova Friburgo e outras atividades estariam liberados a voltar no dia 4 de maio. Essa informação é FALSA! A Fake News começa pelo número do decreto: 2516, quando Nova Friburgo só tem decretos até o número 559 (até o momento, dia 04/05/2020).

A publicação dizia que, por meio de uma portaria do Ministério da Saúde, estava permitida a abertura e o funcionamento parcial do comércio, das indústrias e dos serviços a partir da próxima segunda-feira, 4, desde que atendidas as normas de segurança.

Chamado de “decreto 2513/2020”, a suposta medida autorizava a abertura de óticas, lojas de calçados, autopeças, cosméticos e beleza, bicicletas e acessórios, presentes e suvenires, barbearias, salões de beleza e estética, além de lojas de móveis, eletrodomésticos e telefonia, por exemplo.

O decreto é falso e confunde comerciantes e população sobre o que é verdade ou não, se esses estabelecimentos podem de fato retomar as atividades.

O prefeito Renato Bravo chegou nos últimos dias a cogitar a hipótese de fazer uma flexibilização da economia, entretanto, acabou decidindo por manter as atuais regras de quarentena em vigência em Nova Friburgo. Pelo menos, até 11 de maio.

É o que diz o novo decreto municipal (número 559, de 2/5/2020), assinado pelo chefe do Executivo e publicado no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura, na noite deste sábado, 2/5.

Só acredite em veículos de imprensa renomados, pessoas públicas ou autoridades que conhece, consulte o site da prefeitura e desconfie de mensagens encaminhadas pelo WhatsApp. Perceba se há frases truncadas, como perceptível já no artigo 1º da Fake News espalhada.

Veja também
error: Content is protected !!