O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Justiça proíbe Governo do RJ de restringir circulação de ônibus intermunicipais

Justiça proíbe Governo do RJ medidas de restrição de circulação de ônibus intermunicipais

O decreto estadual que determinava restrição na circulação dos ônibus intermunicipais apenas a trabalhadores de serviços essenciais de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e interior do RJ foi suspenso pela Justiça Federal. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal. A decisão teve tutela de urgência, sob pena de multa no valor de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento.

A decisão foi da juíza Marianna Carvalho Belloti, na qual ela deferiu que o “Estado do Rio de Janeiro se abstenha de promover a restrição na locomoção/circulação/transporte de quaisquer veículos nos municípios elencados (região metropolitana e demais municípios do Estado, e entre o conjunto formado pelos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral e demais regiões do Estado do Rio de Janeiro)”.

Foi destacado ainda que a gravidade por todos enfrentada (a Covid-19) exige uma tomada de providências estatais, mas sempre através de ações coordenadas e devidamente planejadas pelos entes e órgão competentes, e fundadas em informações e dados científicos comprovados. Um decreto estadual determinava a restrição na circulação dos ônibus intermunicipais no estado.

A juíza também se referiu a manifestação do Supremo Tribunal Federal ao analisar situações como a do decreto feito pelo governo estadual. De acordo com a decisão, medidas como essa atendem apenas uma parcela da população e de uma única localidade. O texto ainda destaca que tal decisão parece mais adotada do “potencial de ocasionar desorganização na administração pública como um todo, atuando até mesmo de forma contrária à pretendida”.

Texto: Voz da Cidade

Veja também
error: Content is protected !!