O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Dia Nacional da Conservação do Solo: a importância da preservação

um visao aerea de mao mulher segurando solo em forma coracao 23 2148181162

Hoje, 15 de abril, comemoramos o Dia Nacional da Conservação do Solo, e a escolha dessa data foi uma homenagem a Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos.

O solo é um dos recursos naturais mais importantes que temos, porque possui muitas funções e interage em diferentes sistemas como o ciclo da água e a sustentabilidade dos sistemas naturais. Como por exemplo, nas florestas primárias e campos, o solo é um dos fatores mais relevantes na determinação da tipologia florestal. É ele que sustenta a vida, pois direta ou indiretamente os seres dependem dele.

Além disto, o solo é fundamental na produção de alimentos, tanto em insumos agrícolas, como no setor de carne, pois é de onde provem alimento para os animais. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), 33% do solo do planeta está degradado, e isso soa como uma alerta, para que cuidemos deste recurso que promove a vida, seja gerando alimento ou fornecendo recursos naturais como água.

O solo apesar de não aparentar, é um recurso frágil, pois demora séculos para ser formado, e leva apenas meses para ser totalmente degradado. Um bom solo além de fornecer alimento e nutrientes em um ambiente natural, no meio urbano, pode ajudar no escoamento de águas de chuvas.  Já com a intensa impermeabilização do solo em meio urbano, a função de escoamento de água da chuva fica muito comprometida, contribuindo para as situações de enchentes e alagamentos nas cidades.

É importante considerar que não devemos pensar que uma área alterada seja sinônimo de degradação, mas que pode resultar em sua melhoria, com capacidade de produção melhorada e conservada. Devemos lembrar que um solo bem conservado, não alterado ou poluído, preserva nossos lençóis freáticos, que fornecem nossos recursos hidrológicos, e uma má utilização, pode vir a afetá-los, chegando a rios e lagos próximos e até mesmo distantes, poluindo e degradando uma cadeia de solo e água.

Mas afinal, conservação do solo pode ser entendida como uma combinação de métodos de manejo e de uso do solo, que visa o proteger contra deteriorações causadas naturalmente e principalmente pelo homem, para que este seja produtivo por muitas gerações. Com o manejo correto, o solo pode se regenerar, como por exemplo, o plantio rotativo, pastoreio rotativo, que nada mais é que utilizar uma “fatia” do solo por um período e deixar descansar por outro período, usando outra “fatia”, assim evita a fadiga deste.

Não devemos esquecer que a biodiversidade florestal, bem como de qualquer ecossistema terrestre, depende de um bom solo para que possa prosperar, e que, em determinados contextos, é mito o fato de deixar para lá para a floresta se regenerar sozinha. Isto até ocorre, em solos bons e não em degradados, dai a importância da sua conservação.

Devemos lembrar que além do dia 15 de Abril existem outras duas datas que nos faz pensar no solo, como o Dia Internacional do Solo, 5 de dezembro e Dia Internacional da Mãe Terra, 22 de abril.

Agora que vimos à importância do solo, vamos olhar para ele como recurso essencial nas nossas vidas, pois através dele que se provem o alimento, os recursos hídricos, que mantem a vida no planeta.

Visite meu INSTAGRAM para mais conteúdos.

Veja também
error: Content is protected !!