O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Situação do Rio Paraíba do Sul hoje em Cantagalo e Itaocara

Situação do Rio Paraíba do Sul hoje em Cantagalo e região

A situação do distrito de São Sebastião do Paraíba está controlada hoje. No distrito de Cantagalo, a água do Rio Paraíba do Sul começou a retornar pelos bueiros durante a noite.

Entretanto, a vazão da represa de Ilha dos Pombos que marcou às 11 horas desta segunda-feira (2/03) 1.500 m³/s, aumentou às 19 horas para de 1.922 m³/s e à 00 hora havia diminuído sua intensidade para 1.900 m³/s. O rio deve subir ainda por alguns centímetros.

Algumas ilhas e pontos específicos, como o Bar da Emanuela, registram alagamentos com a cheia do Rio Paraíba do Sul hoje. Mas, nós aguardamos o retorno da Ligth com a vazão atualizada nesta terça-feira (3).

A Defesa Civil de Cantagalo montou um ponto de apoio na Quadra Poliesportiva, onde em ação preventiva, móveis de alguns moradores foram colocados e a equipe monitora a movimentação.

Na noite desta segunda (2), o Serra News informou que localidades abaixo da represa Ilha dos Pombos poderiam sofrer alagamentos, devido a intensidade da vazão do Rio Paraíba.

Portanto, Itaocara entrou em estado de Alerta Máximo na Sede, Batatal e Portela para risco máximo de transbordo do rio Paraíba do Sul, prevendo que poderia transbordar durante a madrugada. Mas o risco de inundações ainda existe, pois o extenso rio está no limite.

https://www.facebook.com/serranewsrj/videos/234201664281811/

Em São Fidélis, no Norte Fluminense, o nível do Rio Paraíba do Sul chegou aos 4,25 metros na madrugada desta terça-feira (03/03), passando para 4,28 na parte da manhã. Esse é o segundo maior nível do rio registrado no ano no município. O maior nível foi de 5,16 metros, registrado no mês passado.

Última enchente

A última enchente que deixou o distrito de São Sebastião do Paraíba alagado foi em janeiro de 2016. Várias cidades e localidades da região Centro Norte Fluminense foram inundadas, inclusive, Porto Marinho e o distrito de Cantagalo. Na ocasião, a água chegou na quadra de esportes e invadiu diversas casas.

Imagens: Folha Itaocarense

Veja também
error: Content is protected !!