O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Personalidades da região fazem a diferença durante quarentena

e19b5943 8e00 4370 9c7f f00998eb4415

Anitta, Mumuzinho, Marília Mendonça e Gustavo Lima, são alguns dos artistas que mudaram a rotina de isolamento dos milhares de brasileiros, com atividades abertas ao público através das redes sociais. Nesse período de quarentena, a internet que era um passatempo e passou a ser necessária para sairmos dos nossos momentos de esgotamento e de isolamento social.

Ficar em casa, agora é rotina obrigatória e necessária para conter o coronavírus e evitar que ele se propague. No interior do Rio, a rotina dos fluminenses, que antes era o bate papo nas praças, ir à missa, ao culto, academia, barzinho, enfim, até fazer churrasco com os amigos era um passatempo quase que semanal.

636394e3 f04a 49fc 9763 88d4e98e48b2

Com o início pandemia, essa rotina cessou e deu lugar a reclusão e essas atividades já não podem mais ser realizadas por enquanto. Mas como fazer algo à distância, para ajudar quem está em casa? Desde então, várias pessoas da região se mobilizaram através da sua contribuição e trabalho, afim de ajudar quem está em casa a resistir à quarentena.

Em Cordeiro, a influenciadora digital Daniele Pinheiro, que tem mais de 15 mil seguidores somente no Instagram, vendo o caos gerado em busca de locais abertos durante a pandemia, decidiu que deveria fazer a sua parte durante o período de quarentena. Foi a partir daí que ela disponibilizou as suas redes sociais de forma gratuita para ajudar na divulgação de produtos e serviços, já que a maior parte do comércio local está fechada.

Mãe de três meninos, ela se identifica com milhares de famílias mundo afora, e entende a dificuldade manter os itens essenciais para o dia a dia. Seus posts geraram tanto engajamento que muitas pessoas já se baseiam nas suas dicas de onde comprar produtos através de delivery ou até mesmo fisicamente. De acordo com ela, esse momento veio para mostrar definitivamente o poder da internet no mundo atual e o quanto é grande o seu alcance e o retorno.

Outro destaque de nossa região é o comunicador Johnatan Gonçalves, que há nove anos faz parte da equipe da Rádio 94 FM, em Cordeiro. Ele comanda diariamente o programa ‘Fim de Tarde’, das 17h às 19h, para mais de um milhão de ouvintes. Tão importante no nosso dia a dia, o rádio para muitas pessoas é companhia ao longo do dia e da noite.

748bdd89 34ac 4d43 85b2 a60b659dc039

Segundo pesquisa recente realizada pelo Datafolha, o rádio tem 50% de credibilidade em relação a outros meios. Mas em tempos de quarentena, onde o número de ouvintes diários triplicou como é levar a informação e continuar com a programação musical? Segundo ele, as informações continuam e são atualizadas a cada momento, mas aos domingos o programa está mais leve e teve um aumento significativo na participação e interação.

Ele destaca ainda que, a responsabilidade é grande, mas é um orgulho principalmente para quem é apaixonado pelo que faz. “A gente consegue ter uma fidelidade dos ouvintes que chega a emocionar. Eles literalmente têm o rádio como um membro da família, um amigo, um companheiro do dia a dia. E com as pessoas que moram no campo, isso é ainda mais notado. Essa fidelidade constante aumenta a nossa responsabilidade em relação a informação e entretenimento.”

Já em Cantagalo, a cantora Thayza Herdy também encontrou na internet uma forma de ajudar a entreter o tempo de quem fica em casa, com várias lives nas redes sociais levando sempre a palavra de Deus. Ela canta, faz oração, pregação e ajuda quem está em casa a passar por esse momento difícil. O sucesso foi tão grande que ela já tem os horários fixos das lives, e a participação do público é muito expressiva. Além disso, ela encontrou na internet uma oportunidade de ajudar o próximo. Na última semana, arrecadou alimentos para duas cestas básicas e já doou para famílias carentes.

bd3bdc6a f118 4e99 80c6 6ad41b8bb126

Quem a conhece sabe o quanto ela se destaca na nossa região, como professora, cantora e apresentadora, sempre fazendo do seu tempo, um grande momento para ajudar a todos. Segundo ela, ao iniciar as lives, não tinha a dimensão da participação em massa através da internet, ao levar a palavra de Deus e plantar a fé em diversos corações. “Eu não imaginava que seria assim, muitas pessoas me seguindo, mandando mensagens, mas Deus nos surpreende, quando fazemos a obra dele e os resultados serão os melhores,” destaca.

E VOCÊ, já pensou no que pode fazer nesse momento para ajudar alguém a sair da rotina, ou até mesmo mais que isso, já pensou em utilizar o seu dom apara ajudar as pessoas à distância? Algumas pessoas estão cantando para os seus vizinhos, outros profissionais tem doado um tempo online para conversar, outros estão arrecadando alimentos, etc.

Ainda não temos a previsão de quando essa pandemia vai de fato acabar, vamos ter que novamente nos adaptar as muitas coisas que antes não fazíamos, muitas vezes direto de nossos lares. Diversos médicos, autoridades políticas e até o papa, pedem que fiquemos em casa nesse momento, essa situação vai de contramão a tudo que vivemos até então, pois fomos motivados a gerar lucros.  Muitos ainda não aceitam o isolamento, realmente é muito difícil para todos. Mas, sem ideologias políticas eu me pergunto, e as vidas, serão substituídas?

Infelizmente, milhares de pessoas têm morrido diariamente, outras são infectadas e outras estão transmitindo o vírus. Não basta ser rico, famoso, ter posses, absolutamente nada, o vírus não escolhe pessoas, nem classes sociais. Nesse momento, cabe a nós fazer a nossa parte, enquanto você pode, fique em casa, lave as mãos, cuide do seu lar, e o mais importe olhe para o próximo não apenas como uma ameaça, mas como parte de um todo. Muitos não podem ficar em casa nesse momento e daqui uns dias muitos de nós vamos retomar as nossas atividades, uns diferentes, outros ainda estarrecidos por tantos dias em isolamento.

O momento nos pede uma reflexão, que tipo de poder tem esse vírus? Até então o que ele fez com a humanidade é algo sem precedentes. Quando tudo isso acabar, veja quem você pode ser, mude algumas atitudes, seja menos materialista, tenha mais fé e acredite mais em dias melhores, não somente para você, mas para todos.

Ingred Joia
INGRID JOIA
Veja também
error: Content is protected !!