O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Nota oficial acerca dos casos suspeitos de coronavírus em Cantagalo

Nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde acerca dos casos suspeitos de coronavírus em Cantagalo

A Secretaria Municipal de Saúde de Cantagalo vem a público informar que recebeu notificação de dois casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19). Estes casos, no entanto, não estão sendo contabilizados até o momento para o município, uma vez que os pacientes deram entrada diretamente na rede particular na cidade de Nova Friburgo.

A cidade de Nova Friburgo contabiliza, até a manhã desta quinta-feira (19), 24 casos suspeitos do novo coronavírus,. Desses 24 casos suspeitos, dois deram entrada na rede privada de saúde da cidade. A Prefeitura de Cantagalo, aguarda os resultados dos exames, sendo que os pacientes já tiveram alta e se encontram em isolamento domiciliar.

Portanto, não há nenhum caso confirmado do COVID-19 no município de Cantagalo. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que os casos só poderão ser confirmados ou descartados mediante o resultado dos exames. Os exames estão demorando além do previsto devido a  atual demanda do Estado.

Recomendações

Diante de alguns sinais e sintomas (gripes ou resfriados) como tosse, coriza e dor no corpo, o paciente deverá permanecer em casa por até 14 dias. Ele deverá evitar o contato com outras pessoas e realizar o repouso sempre seguindo as normas de higiene visando a redução dos riscos.

Caso apresente a piora dos sintomas tais como cansaço, dificuldade para respirar e febre, a pessoa deverá procurar o Centro de Referência para Sintomas Respiratórios onde passará por uma avaliação médica.

Centro de Referência

O Centro de Referência para Sintomas Respiratórios está em funcionamento de 8h às 17h, no Laboratório Citopatológico próximo ao DER de Cantagalo. Em caso de dúvida o cidadão pode telefonar para a Secretaria de Saúde, no número (22) 2555-5193.

De acordo com a Prefeitura de Cantagalo, o objetivo do Centro de Referência é diminuir o fluxo de pessoas com sintomas de gripe das Unidades de Saúde,. Portanto, evitando o convívio dos casos suspeitos do coronavírus com os demais usuários (gestantes, idosos) em Cantagalo. Ainda também propiciar a todos os sintomáticos respiratórios a consulta no mesmo local.

Lembramos que as Unidades de Saúde continuarão em funcionamento para atividades como pré-natal e vacinação.

Veja também
error: Content is protected !!