O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cantagalo faz aniversário de 206 anos no dia 9 de março

Cantagalo faz aniversário de 206 anos no dia 9 de março

Cantagalo, município da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, está fazendo aniversário de 206 anos na próxima segunda-feira, dia 9 de março. Com cerca de 20 mil habitantes, de acordo com o IBGE, é dividido nos distritos sede, Santa Rita da Floresta, Euclidelândia, São Sebastião do Paraíba e Boa Sorte.

A história de Cantagalo é extensa. A cidade já foi “mãe” dos municípios de Nova Friburgo, Cordeiro, Duas Barras, Santa Maria Madalena, Carmo, Macuco, Bom Jardim, Sumidouro, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Sapucaia, Três Rios, Areal, Paraíba do Sul e Comendador Levy Gasparian. Esses municípios pertenciam no passado a uma região conhecida por Sertões do Macacu e que posteriormente formaram a Magna Cantagalo.

O centro da cidade é rico em construções históricas do ciclo do café no Vale do Paraíba; a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, com painéis do artista plástico italiano Antônio Maria Nardi; o Palacete do Gavião, a cerca de 2 km do centro, que pertenceu ao Barão de Nova Friburgo, Clemente Pinto; a Casa de Euclides da Cunha, museu dedicado ao autor do clássico “Os Sertões”, escritor nascido no município e a Fazenda São Clemente, com arquitetura eclética de elementos neoclássicos, localizada em Boa Sorte, 5º distrito do município de Cantagalo.

Conferência da Cidade

Cantagalo está fazendo aniversário de 206 anos no dia 9 de março, para contar a história do município de Cantagalo foi criada a Conferência da Cidade.

Mas para comemorar o aniversário de Cantagalo, foi criada a Conferência da Cidade, que neste ano chega a sua 3ª edição. A Conferência da Cidade de Cantagalo acontecerá no dia 9 de março – Dia da Emancipação Político-administrativa de Cantagalo e da Consciência História e Cultural do Município -, às 19 horas, na Câmara Municipal de Cantagalo.

Nesta edição, o evento contará com a palestra do Prof. Dr. Anderson José Machado de Oliveira e com a mediação dos professores Dra. Sheila de Castro Faria e João Bôsco de Paula Bon Cardoso, uma grande oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a História do município de Cantagalo. O tema da palestra este ano será “O Catolicismo na Ocupação das Novas Minas de Cantagalo: Uma História de Desacato e Desagravo ao Santíssimo Sacramento”. A cidade de Cantagalo completa 206 anos de Emancipação Político-administrativa.

A emancipação, a criação do município de Cantagalo foi no dia 09 de março de 1814, quando D. João, ainda Príncipe-Regente, assinou o Decreto criando o município de Cantagalo. Até então Cantagalo era um povoado, uma aldeia, pertencente ao extinto município de Santo Antônio de Sá. Há muito tempo vinha se debatendo pela necessidade de correção da nossa história. Pois no dia 02 de outubro, Cantagalo celebrava sempre a sua data de elevação da sede municipal à condição de cidade.

Veja também
error: Content is protected !!