O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Vazão do Paraíba do Sul passa de 1.800m³/s e situação é de alerta máximo

Vazão do Paraíba do Sul passa de 1.800m³/s e situação é de alerta máximo

A situação já é de Alerta Máximo, pelo menos no distrito de Batatal, em Itaocara, onde o Rio Paraíba do Sul transbordou e invade quintais de residências às margens na tarde desta quinta-feira (13/02). Uma equipe da Secretaria de Obras do município já está no 6º distrito à disposição dos moradores que precisarem levantar seus móveis.

A vazão na represa em Ilha dos Pombos, no município do Carmo, ultrapassou os 1.800 m³/s. A água demora um pouco para chegar a Itaocara, que fica a cerca de 80 quilômetros da represa. Entretanto, as chuvas locais e o transbordamento de cursos menores já causam o aumento significativo.

A cota de transbordo é de 5 metros e o nível no momento é de 4,5 metros. Mas o rio subia cerca de 6 cm/h. Ruas mais baixas, como a Patápio Silva e São José transbordam com vazão superior a 2.000 m³/s.

A Defesa Civil de Cantagalo fez um alerta nesta tarde para possível transbordamento no distrito de São Sebastião do Paraíba. Pois a localidades abaixo da represa Ilha dos Pombos estão sujeitas à inundação.

Foto: Adriano Teixeira

Informações do Folha Itaocarense

Veja também
error: Content is protected !!