O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Petrobras diminui o preço da gasolina pela 4ª vez em 2020

Petrobras diminui o preço da gasolina pela 4ª vez em 2020/ mas não chega aos postos

A Petrobras diminui novamente o preço médio da gasolina em 4,3% e o do diesel em 4,4% nas refinarias nesta quinta-feira (6/02), diante do recuo das cotações de petróleo, impactadas por perspectivas de que um novo coronavírus na China afete a demanda pela commodity.

A redução no valor, principalmente da gasolina, vem ocorrendo desde o início o mês passado e chegou ao acumulado de 11,8% em janeiro. Apesar da redução nas refinarias do valor produto no período, no Rio de Janeiro, o preço da gasolina teve aumento.

A Petrobras tem reiterado que sua política para os combustíveis segue o princípio da paridade de importação. Pois leva em conta preços no mercado internacional mais os custos de importadores, como transporte e taxas portuárias, com impacto também do câmbio.

Nos postos

Mas o repasse dos ajustes de preço nas refinarias para o consumidor final nos postos, no entanto, não é imediato. Depende de diversos fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

Os valores dos combustíveis para o consumidor final têm sido uma preocupação do presidente Jair Bolsonaro, que sofre pressão de caminhoneiros, um importante grupo de seu eleitorado. Em declarações recentes, Bolsonaro também tem proposto alterar a cobrança de ICMS sobre os combustíveis, um tributo estadual, para reduzir custos.

Em entrevista nesta quinta-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro disse que não adianta diminuir os valores dos combustíveis nas refinarias se o valor não chegar ao consumidor. “A gasolina diminui o preço em 4% na refinaria hoje. Quando vai baixar na bomba para o consumidor? Zero. Então eu estou fazendo aqui um papel de otário”, disse o presidente.

https://www.youtube.com/watch?v=NScwtVyVn5Y

Veja também
error: Content is protected !!