O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Estado incentiva projeto de educação sanitária nas escolas rurais

Estado quer implantar projeto de educação sanitária nas escolas rurais

Com o fim das férias escolares, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Superintendência de Defesa Agropecuária vão capacitar professores do ensino fundamental da área rural para que possam implantar o projeto Educação Sanitária nas Escolas Rurais. Após a capacitação, os professores passam a inserir os temas para os alunos nas disciplinas ministradas como: ciências, português e arte. Todo material didático é disponibilizado pela secretaria. No final do ano letivo, alunos e professores recebem um certificado e os melhores trabalhos são premiados.

De acordo com o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, um dos objetivos do projeto nas escolas rurais é possibilitar maior conhecimento sobre sanidade agropecuária aos alunos do ensino fundamental. “Além de criar multiplicadores dos temas abordados, queremos que o aluno leve o que aprendeu em sala de aula aos seus familiares, difundindo noções de saúde coletiva através do estímulo à leitura. Além de despertar o interesse dos jovens pela permanência no campo, entre outros”, explicou o secretário.

As escolas interessadas em participar da capacitação de professores podem fazer as inscrições. As unidades de educação interessadas podem procurar o Núcleo de Defesa Agropecuária, em seus respectivos municípios ou a Coordenadoria de Educação Sanitária, na sede da Secretaria de Agricultura, em Niterói. As inscrições estão abertas até o dia 15 do mês de março. A sede da Coordenadoria de Educação Sanitária fica na Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói – RJ.

O projeto é feito por intermédio dos 27 Núcleos de Defesa Agropecuária distribuídos no Estado, através da aplicação de material educativo sobre os temas: febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, teníase, agrotóxicos e destino das embalagens. O material distribuído esclarece os principais aspectos socioeconômicos das doenças, seus sinais clínicos, transmissão, riscos, manejo na vacinação dos animais, prejuízos e prevenção; além de higidez dos alimentos e a importância do uso correto dos agrotóxicos e destino das embalagens em prol do meio ambiente e da saúde coletiva.

No ano de 2019, 11 municípios aderiram ao projeto, 30 escolas participaram, 52 professores foram capacitados e 628 alunos do ensino fundamental já se formaram e receberam os kits com livros específicos sobre os temas abordados.

Veja também
error: Content is protected !!