O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

RJ-142: DER realiza obras de contenção de encostas e anuncia recapeamento

RJ-142: DER realiza obras de contenção de encostas e anuncia recapeamento

Para melhorar a segurança e a trafegabilidade dos veículos e usuários que passam pela RJ-142, importante rodovia da Região Serrana, o DER-RJ vem realizando obras de contenção de encostas entre os distritos de Mury e Lumiar, em Nova Friburgo.

As obras de contenção incluem a construção de um muro de gabião (arrimo utilizado para estabilizar encostas e taludes), constituído por malha de aço resistente e com 330 metros de extensão, no trecho entre o Km 9,6 e o Km 10,1.

Neste ponto, o talude (plano inclinado que limita o aterro e tem como função garantir a estabilidade do terreno) está sendo recuperado e protegido com a aplicação de biomantas, que servem para facilitar o plantio em locais de alta declividade e de formação de processos erosivos, além de ajudar a manter a estabilidade do morro.

A aplicação das biomantas sobre o solo serve para ajudar no desenvolvimento das espécies vegetais locais, assim como no reestabelecimento do sistema de drenagem natural.

DER-RJ na RJ 142 entre Mury e Luminar, em Nova Friburgo

De acordo com o cronograma estabelecido pelo órgão, as obras de contenção de encostas estão programadas para serem concluídas atém meados de maio deste ano. O DER está investindo cerca de R$ 4,2 milhões nesta obra.

O presidente do DER-RJ, Uruan Cintra de Andrade, destaca que as obras são muito importantes para garantir o desenvolvimento econômico da região. “Nosso objetivo é oferecer condições para que os produtores, moradores e turistas façam seus trajetos com segurança. O desenvolvimento do estado também passa pela melhoria das nossas estradas”, destaca Uruan.

O DER-RJ vai iniciar também, nas próximas semanas, os serviços de conservação e manutenção das rodovias da região. O órgão tem outra novidade para a população. Até o final do primeiro semestre, o departamento irá recapear 22 quilômetros da RJ-142, no trecho entre os distritos de Mury e Lumiar.

Veja também
error: Content is protected !!