O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Câmara de Nova Friburgo instala ponto biométrico para atender ao MP

Câmara de Nova Friburgo instala ponto biométrico para atender ao MP

O registro de presença por biometria dos servidores da Câmara Municipal de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, começou oficialmente na sexta-feira (31/01). Todo o controle é feito por um relógio de pontos que estava sendo testado desde o dia 23 de setembro do ano passado.

A ação obedece ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estabeleceu no dia 1º de fevereiro de 2019 doze metas para corrigir possíveis irregularidades. A ideia do ponto biométrico da Câmara de Nova friburgo é aumentar a transparência no Legislativo, diminuir o quadro de funcionários não concursados e abrir espaço para uma Reforma Administrativa.

Junto com o novo sistema implementado, foi definida a jornada de trabalho dos servidores. A jornada deverá ser de 30 a 40 horas semanais, ou seja, de 6 a 8 horas diárias. Horas extras podem ocorrer desde que sejam previamente justificadas pela chefia imediata, não ultrapassem duas horas da jornada e sejam excepcionais, ou seja, não aconteçam sempre.

Entretanto, funcionários que não estiverem cumprindo a jornada mínima terão descontos proporcionais ao tempo não trabalhado na folha de pagamento.

Segundo a assessoria da casa legislativa, os vereadores e advogados públicos (procuradores e assistentes jurídicos) não serão submetidos ao controle por meio do ponto biométrico da Câmara de Nova Friburgo por conta da natureza de seus cargos.

Atualmente, a Câmara conta com 159 servidores. Mas cinco novos concursados devem preencher as vagas ainda esse ano.

Fonte: G1

Veja também
error: Content is protected !!