O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Banho de espuma com caminhão de limpar fossa em Cantagalo e Cordeiro

Banho de espuma com caminhão de limpar fossa em Cantagalo e Cordeiro

Uma notícia “fake news” invadiu a internet nos últimos dias de Carnaval. Uma falsa informação sobre o banho de espuma nas cidades de Cantagalo e Cordeiro, na Região Serrana, foi propagada.

A informação afirma que o banho de espuma no Carnaval de Cordeiro e Cantagalo, para centenas de crianças, foi realizado por um caminhão que faz a sucção e limpeza de fossas.

A empresa em questão é a MS Serrana, que de fato se trata de uma empresa especializada no desentupimento de fossas, mas que também realiza o transporte de água em caminhão próprio.

O veículo em questão, é um caminhão pipa com tanque de aço inox, próprio para o armazenamento e transporte de água. Esse veículo não pode ser colocado para limpeza de fossas, pois possui um sistema distinto.

O caminhão limpa fossa é utilizado para realizar serviços de limpeza e esgotamento de fossas, mas também não descartam a possibilidade de sugar e transportar outros tipos de resíduos de qualquer origem, como por exemplo caixas de gordura e dejetos em tanques de decantação.

Já o caminhão pipa, se destina ao uso exclusivo de transporte da água, seja ela potável ou não. O veículo pode ser usado para controlar as emissões de poeira nas cidades, terraplenagem, umectação de vias públicas, abstecimento de residências, dentre outras aplicações.

A falsa informação, diz ainda, que o caminhão estaria como propriedade do atual prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana. Em nota, ele informou que trata-se de uma notícia falsa.

“1- Esse caminhão não é limpa fossa! É um caminhão de transporte de água. 2- Eu não tenho processo trabalhista. 3- Esse caminhão está no meu nome, porém, ele foi vendido em 2010 para uma concessionária de Nova Friburgo e não transferido pelos atuais proprietários a partir da data da venda, portanto, em 2010 deixou de ser minha responsabilidade. 4- Se tem documento atrasado, isso é de responsabilidade do atual proprietário e não minha.”

Nossa redação não foi informada sobre a atual situação da documentação do veículo e nem se existe uma restrição administrativa sobre ele. Caso haja, o veículo não poderia estar em circulação.

A Ascom da Prefeitura de Cantagalo informou ao Serra News que informação não procede, e inclusive, a empresa é a única da região que tem certificação do Inea quanto aos serviços prestados. Já a Prefeitura de Cordeiro mostrou as diferenças entre os caminhões e provou que a água no tanque do caminhão é mineral na tarde de terça (25).

Comentários nas redes

Diversos comentários surgiram nas redes sociais sobre o assunto. Pais e responsáveis desmentiram a informação publicada. Outras pessoas acreditam na veracidade da falsa informação.

“Meus filhos participaram do banho de espuma, esse caminhão que está aí na foto é de água , e não de MERDA igual estão falando. As pessoas vão passando as notícias sem saber, se fosse caminhão de fossa podem ter certeza que os meus filhos seriam os primeiros a não estarem lá, eles foram e vão ir de novo”, disse um morador.

“O mais engraçado é ter que ler: prove o contrário do que afirmo sem saber que eu publico uma nota desmentindo. Sacanagem mesmo é querer dar pra isso importância jornalística. Espero que todos os envolvidos separem um tempo e processem o irresponsável pela criação dessa fake news”, comentou um internauta.

“Tanta coisa suja que realmente deveria ser mostrada e nego generalizando caminhão… é por isso que esse Brasil tá assim…”, comentou outra internauta.

“Bando de gente desinformada… O caminhão limpa fossa tem 2 compartimentos. 1 para sugar detritos de esgoto e outro para lavar os detritos, essa parte de água limpa é a que está sendo usada. Se é que seja um limpa fossa. Os desinformados e alarmistas de plantão, deveriam antes de bostejar baboseiras, inteirar se do que realmente ocorre para não pagarem micos e não se passarem por idiotas”, comentou um residente.

O proprietário da empresa disse: “Se alguém tiver alguma dúvida ou, se por acaso o moleque que criou essa Fake News tiver interesse, posso beber um copo da água do caminhão, é só ir HOJE (terça – 25/02 às 15:00 ) estaremos no centro de Cordeiro para mais um dia de banho de espuma.”

 

Veja também
error: Content is protected !!