O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Pequenas ações, grandes liberdades – ajudando o próximo

Pequenas ações, grandes liberdades – ajudando o próximo

Eu gosto muito de assistir filmes de aventura, filmes biográficos, filmes históricos, animações e etc. Aos filmes que me chamam a atenção, assisto várias vezes e sempre procuro extrair alguma lição em meio a trama. Há uns meses assisti o remake do filme Papillon  lançado em 2018, que conta a história de Papillon, um homem acusado falsamente de assassinato e mandado para cumprir prisão perpétua na Guiana Francesa. Na prisão ele conheceu Louis Dega, um homem de posses que foi preso por fazer falsificações e os dois ficam amigos, principalmente por partilharem o sonho da liberdade.

Para que manter os presos sob vigilância, a punição para quem tentar fugir é passar dois anos na solitária, e após uma tentativa frustrada de fuga, é lá que Papillon vai parar. Na solitária as porções de água e comida são reduzidas para que o “preso encrenqueiro” morra antes do prazo de dois anos. Em meio àquela tristeza, um dia Papillon recebe, junto com sua comida, a metade de um coco com um bilhete que dizia que todos os dias ele o receberia. Seu amigo Dega estava usando os recursos que ainda tinha com ele na prisão para ajudá-lo de alguma forma. Aquela metade de um coco deu a Papillon mais força de vontade para vencer a solitária e voltar a sonhar com a liberdade.

Você deve estar se perguntando, mas como a metade de um coco apenas, pode fortalecer uma pessoa por um longo período de tempo? A questão que quero ressaltar aqui é a ação criando uma reação. Quantos de nós conhecemos pessoas vivendo em situações difíceis com a alma presa pela tristeza, mágoas e angústias? O que podemos fazer para ajudar? Como podemos ajudar? A resposta é muito simples, dando o nosso melhor. Em Gálatas 6.2 diz: “Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo.”. Ajudar o próximo se refere a doar o melhor de si mesmo ao outro e fazer o que está ao nosso alcance. As vezes quem está do nosso lado só precisa de um abraço, ou uma mensagem no whatsapp. Levemos palavras de vida, ajudemos quem está preso à solitária da vida!

E caso você que está lendo esteja nessa situação, preso na solitária, saiba que Deus está lá com você e te diz “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.” (Isaías 41.10)

Veja também
error: Content is protected !!