O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Novo bispo assume a diocese de Nova Friburgo após renúncia de Dom Edney

Novo bispo assume a diocese de Nova Friburgo após renúncia de Dom Edney

Com a renúncia de Dom Edney, que estava na Diocese desde sua posse canônica realizada em 13 de março de 2010, o Papa Francisco designou Dom Paulo Antonio De Conto, Bispo Emérito de Montenegro, como Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo.

Dom Paulo assumirá o governo da Igreja particular de Nova Friburgo até que o Santo Padre nomeie novo Bispo Diocesano. Dom Paulo tomará posse como administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo, em reunião na Cúria Diocesana, na presença do Colégio de Consultores, dia 31 de janeiro.

A missa de apresentação ao povo de Deus será dia 9 de fevereiro, às 10h, na Catedral de São João Batista. Todos estão convidados!

Sobre Dom Paulo Antônio

Dom Paulo Antônio De Conto nasceu em 12 de outubro de 1942, em Jacarezinho, Encantado/RS, sendo o quarto dos 12 filhos do casal Rosina Francisca Pretto De Conto e Pio Luiz De Conto.

Aos seis anos de idade o menino Paulo começou seus estudos, em uma escola da comunidade, ao lado da Igreja. Estudou lá até os 11 anos, quando ingressou no Seminário em Arroio do Meio, permanecendo até concluir o ensino fundamental. Depois, foi para o Seminário de Gravataí, onde cursou o ginásio e o científico. Então, durante sete anos, esteve em Viamão, onde fez as faculdades de Filosofia e Teologia, dentro do seminário. Depois de ordenado padre, Dom Paulo começou sua atuação pastoral em Rio Pardo, como vigário paroquial, foi pároco em Pantano Grande, pároco da Paróquia da Conceição, em Santa Cruz do Sul, pároco na catedral de Santa Cruz do Sul, reitor do seminário maior da Diocese de Santa Cruz, em Porto Alegre e Vigário geral da Diocese de Santa Cruz. Em 1991, foi nomeado bispo da Diocese de Cáceres, no Mato Grosso.

Dom Paulo foi ordenado bispo em 15 de setembro de 1991 e logo depois tomou posse da Diocese de São Luís de Cáceres, no Mato Grosso, onde ficou durante sete anos, quando foi transferido para Criciúma/SC, para ser o primeiro bispo daquela Diocese. Lá permaneceu por 10 anos. Em 2008, foi novamente transferido para ser o primeiro bispo da Diocese de Montenegro, recém-instalada. Em julho de 2015 foi nomeado pelo papa Francisco para ser administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo/RS, cargo que desempenhou durante 6 meses, concomitantemente à Diocese de Montenegro.

Veja também
error: Content is protected !!