O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Encontro Folclórico de Duas Barras reúne apresentações de folias de reis

Encontro Folclórico de Duas Barras que reúne apresentações de folias de reis é destaque no RJ

Patrimônio imaterial do município, o Encontro Folclórico de Duas Barras, na Região Serrana, é um dos eventos mais tradicionais do calendário Oficial Municipal. Na cidade, o evento acontece no primeiro final de semana de janeiro, na Praça Governador Portela, onde é montado um presépio, em frente a sede da Prefeitura.

Um dos mais importantes e tradicionais encontros do Estado do Rio de Janeiro, o evento já chegou contar com 80 apresentações, incluindo Folias de Duas Barras e de diversos lugares do Brasil, fato que inspirou o seu mais experiente locutor, Geraldo Veloso, a apelidar a cidade como o “Maracanã das Folias de Reis”.

No segundo domingo de janeiro, a apresentação das Folias de Reis se repete em Monnerat. Os grupos desfilam pelas ruas e cantam no presépio armado na praça principal do distrito.

Alguns grupos são comandados por mestres que cantam há mais de meio século em desfiles pela cidade. Herança de Cultura e Fé que mantém viva a tradição dos antigos reiseiros na região e que, em ambos os eventos, atraem grande número de visitantes e turistas.

Filho de foliões, o sambista bibarrense, Martinho da Vila, também gosta de marcar presença ao Encontro Folclórico de Duas Barras, sempre que pode.

De origem Portuguesa e ligada às comemorações do culto Católico do Natal, as populares “Festas de Reis” são manifestações Culturais passadas de geração em geração, que vem sendo preservadas como uma das principais riquezas culturais no município.

Também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, a manifestação popular possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, Dia de Santos Reis, data em que, segundo a tradição cristã, os Três Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, visitaram o recém-nascido Jesus de Nazaré.

Para os católicos, o evento é conhecido como “Epifania do Senhor”, por conta disso, também são celebradas missas nas igrejas de Nossa Senhora da Conceição em Duas Barras e de Nossa Senhora da Guia em Monnerat.

Em suas cantorias, os foliões anunciam em versos o nascimento do Menino Jesus e homenageiam os Reis Magos pelas Casas, Ruas e Praças da cidade.

A determinação dos mestres, o colorido dos músicos, a dança dos palhaços e a mobilização da comunidade, emocionam e demonstram a intensa dedicação de cada folião nesse ritual de fé.

Diante dos Presépios os grupos realizam suas apresentações, prevalecendo a identidade de cada um, em seus trajes, cantos, sons de instrumentos de percussão, sanfonas e, claro, na caracterização do “Palhaço”.

O personagem mascarado, também tem presença marcante e participa em um local a parte, desenvolvendo criativamente em versos e rimas, os populares “calangos ou desafios” e ainda suas improvisadas poesias, conhecidas como “leras”.

Conduzida pelo alferes, a bandeira, símbolo que representa os três Reis Magos e a identidade sagrada do grupo, vai sempre a frente do cortejo peregrino.

Este ano, a programação prevê a abertura do Encontro Folclórico em Duas Barras no sábado, dia 04 de janeiro, a partir das 20h, se estendendo até o domingo, dia 05. A programação segue em Monnerat no dia 12 de janeiro, domingo, com eventos a partir das 8 da manhã.

Confira a programação:

Em Duas Barras
Dia 4 – sábado
20h – Abertura do Encontro de Folclore
21h30 – Apresentação das Folias no Presépio

Dia 5 – domingo
8h – Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
9h – Início dos Rituais no Presépio, Canto das Profecias
Adoração ao Menino Jesus
e Versos e desafios dos Palhaços das Folias
19h – Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
20h30 – Continuidade das apresentações das Folias de Reis no Presépio

Em Monnerat
dia 12 – domingo
8h – Missa no Presépio
9h – Início das apresentações das Folias de Reis no Presépio
Versos e desafios dos Palhaços das Folias
16h – Momento Mariano
17h – Continuidade das apresentações das Folias de Reis no Presépio

Repórter Rick Mello

Veja também
error: Content is protected !!