O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cantagalo restaura prédio da antiga Estação Ferroviária de Euclidelândia

Cantagalo restaura prédio da antiga Estação Ferroviária de Euclidelândia

Dentro em breve uma das mais representativas edificações da história de Euclidelândia, de Cantagalo e da Região Serrana, um dos bens materiais protegidos por Lei Municipal, será novamente entregue à comunidade: o prédio da antiga Estação Ferroviária de Euclidelândia.

Fruto de um trabalho de recomposição da sua estrutura arquitetônica em que se conservou a fachada principal e as laterais à medida do possível em seus aspectos originais, modificando tão somente a parte da edificação, a fim de adaptá-la às exigências de segurança atuais; a Estação Ferroviária de Euclidelândia possui 142 anos e é o principal bem remanescente da antiga ‘Estrada de Ferro Cantagallo’.

Empreendimento da família Clemente Pinto, a referida ferrovia foi um dos símbolos do poderio econômico e político do Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto, e de seu filho o Conde de Nova Friburgo, Bernardo Clemente Pinto.

Prédio da antiga Estação Ferroviária de Euclidelândia - Estrada Cantagallo

O vereador Prof. João Bôsco defende que, pela sua importância histórica e relação afetiva que os moradores de Euclidelândia têm com a estação, esta, agora restaurada, deverá cumprir um papel de sediar um centro cultural em que se preservará a memória da ferrovia e dos fatos e pessoas de relevância para a comunidade.

O parlamentar expressou isso através de indicação parlamentar apresentada no dia 10 de maio de 2018, pois passará a lutar pela criação do primeiro Museu Ferroviário da região e pela criação de um espaço de memória da comunidade de Euclidelândia na antiga Estação Ferroviária de Euclidelândia, agora devidamente restaurada.

Veja também
error: Content is protected !!