O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Apagão provoca caos no trânsito e prejuízos no Norte e Noroeste do RJ

Apagão provoca caos no trânsito e prejuízos no Norte e Noroeste do RJ

Municípios do Norte e Noroeste do RJ sofreram um apagão e ficaram sem energia elétrica por até 12 horas nesta quinta-feira (30/01). A falta de energia elétrica foi causada por uma sequência de desarmes em linha de transmissão e falha na subestação campista de Furnas.

O fornecimento de energia foi interrompido pela primeira vez às 15h01. Somente às 3h15 desta sexta-feira (31) que o fornecimento foi totalmente restabelecido.

Lojas fecharam mais cedo e comerciantes relatam prejuízos por conta do dia de trabalho perdido. O trânsito se tornou mais perigoso, com mais gente nas ruas circulando e semáforos sem funcionar.

Mas a falta de energia também comprometeu o abastecimento de água em toda a região. A Cedae chegou a emitir uma nota pedindo que os moradores poupassem o consumo de água. O fornecimento foi normalizado horas depois.

Segundo informações do Folha Itaocarense, de acordo com a Enel, concessionária de energia que atende a região, dois desarmes simultâneos ocorreram na linha de transmissão Italva/Usina de Campos.

O primeiro desarme automático foi solucionado em quatro minutos. Já o segundo desarme causou o apagão que durou várias horas no Norte e Noroeste. Quando o fornecimento começava a ser restabelecido, “uma falha em equipamento da subestação de Furnas em Campos afetou a linha de alta tensão que abastece os clientes da Região Noroeste do Estado”.

Ainda segundo a Enel, é direito do cliente que teve equipamentos que foram danificados pela rede elétrica solicitar o ressarcimento. Mas o cliente tem 90 dias da ocorrência para solicitar a análise do seu caso.

Veja também
error: Content is protected !!