O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

XXI Festival de Folia de Reis de Cantagalo homenageia nomes da cultura

XXI Festival de Folia de Reis de Cantagalo homenageia nomes da cultura

No próximo domingo (15/12), Cantagalo na Região Serrana sediará mais um encontro cultural. A Secretaria de Cultura e Turismo irá promover o XXI Festival de Folia de Reis de Cantagalo. As canções, os instrumentos e a perpetuação da cultura folclórica invadem pela vigésima primeira vez as ruas da cidade.

O evento conta com o apoio da Associação de Folias de Reis de Cantagalo e acontecerá na Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, no Centro.

A expectativa para este ano é que entre 20 a 25 Folias estejam presentes, abrilhantando o já tradicional encontro.

O início do evento está previsto para às 9h, pois deve se estender ao longo de todo o dia. A previsão de duração das apresentações é de no máximo 20 minutos para cada Folia, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo. Vale ressaltar que cada Folia participante irá receber um certificado especial e um troféu por sua participação no evento.

XXI Festival de Folia de Reis de Cantagalo homenageia nomes da cultura

“O Festival de Folia de Reis permite aos foliões dá voz a uma cultura popular, folclórica e milenar com ambivalência de diversos personagens, pois desde as pastorinhas, os sanfoneiros, os cantores até o palhaço, uma figura ambígua que representa, segundo relatos, a perseguição do Rei Herodes ao menino Jesus e que tentam por meio das brincadeiras pedir perdão pelo que fez. Esse ano completamos 21 anos de festival em nossa cidade e é sempre um prazer ter a oportunidade de manter viva essa tradição.” – Destacou o Assessor de Cultura, Matheus Lucas.

As Bandeiras de Cantagalo serão as primeiras a receber a carteirinha do folião da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, graças ao trabalho conjunto da Secretaria de Cultura e Turismo de Cantagalo e a SECEC-RJ. Esta carteirinha visa reconhecer, dar viabilidade e facilitar a atuação das bandeiras de folia de reis do Estado do Rio de Janeiro.

Homenagens

Mas nesta edição, o Festival irá prestar homenagens a nomes que foram significativos para o movimento de cultura popular na região, são eles: Chiquinho Feijó, Odir Nacif e Arlete Lins.

Os três tiveram grande participação no Movimento de Folias de Reis no interior fluminense, e esta iniciativa, de proposição do prefeito Guga de Paula, pois tem por objetivo manter viva a memória destes ilustres Foliões.

Também durante o Festival, as Bandeiras de Folia de Reis do município de Cantagalo, irão receber instrumentos novos mediante termo de cessão de uso através da Secretaria de Cultura e Turismo. Pois esta ação da Cultura do município objetiva valorizar ainda mais estes importantes grupos culturais de Cantagalo.

Programação:

XXI Festival de Folia de Reis de Cantagalo
Local: Rua Maestro Joaquim Antonio Naegele
Horário: 09h às 22h
Evento Gratuito

Por Bruno Palma

Veja também
error: Content is protected !!