O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Trajano de Moraes investe no segmento de ecoturismo e agroturismo

Trajano de Moraes investe no segmento de ecoturismo e agroturismo

Desde que assumiu a pasta de Indústria, Comércio e Turismo no município de Trajano de Moraes, na Região Serrana, o secretário Tiago Pecly, tem trabalhado de forma diferente quando o assunto é turismo e expansão. A equipe que compõe a gestão pública e atua com ele, te se esforçado para estruturar uma oferta segmentada para diferentes tipos de público, no município, e ao que tudo indica, a iniciativa tem dado certo e resultados bem positivos.

Com indicação do prefeito Rodrigo Viana, o secretário Tiago Pecly, vem fortalecendo na cidade o Agroturismo e o Ecoturismo. Nos últimos meses a gestão tem acreditado nesse mercado como retorno para o fortalecimento da economia local. “Estamos no caminho certo. É perceptível que a procura por um turismo com opções tem crescido em nossa cidade. E o mais importante disso tudo é ver que a população está abraçando a causa e ajudando no desenvolvimento”, disse Tiago Pecly.

Tiago lembra que Trajano de Moraes tem vários pontos turísticos para ser explorado de forma ordenada. Outro ponto a ser abordado por ele será é o fortalecimento da gestão do destino, ou seja, isso significa ter uma agenda público-privada alinhada e efetiva, que qualifique a oferta turística ao mesmo tempo em que promova melhorias nos serviços oferecidos e valoriza os atrativos históricos e culturais da cidade.

Outro investimento que vem sendo feito, é com relação a potencialização das atividades turísticas em áreas naturais de forma sustentável, aproveitando o ecossistema da região. “É importante lembrar que o turista que vem a Trajano de Moraes não quer apenas passear, mas eles também querem comprar os atrativos naturais da região, e é aí que está o desafio: transformar a oferta turística em produtos que possam ser considerados experiências, atendendo às diferentes necessidades de cada público”, ressalta.

O município possui uma altitude média de 655 metros. Durante o ano a temperatura varia entre 10 e 22 graus centígrados. Seu clima é considerado o 8º melhor clima do Brasil. “Nossa cidade é um local típico do interior. Suas fazendas centenárias do período imperial possuem, em sua maioria, arquitetura bem conservada e objetos de época que valem uma visita. O contraste entre a história e a beleza natural da região é o ponto forte do lugar. Pretendemos explorar isso”, disse.

Trajano dispõe de inúmeras potencialidades, como trilhas para caminhadas ecológicas e locais ideais para prática de mountain bike, cavalgada e parapente, sendo este o segundo melhor ponto para salto do Estado do Rio de Janeiro. O município possui, ainda, lindas cachoeiras e a exuberante paisagem da Represa da Tapera. “Depois de aproveitar as várias modalidades de esportes radicais, os turistas podem ainda provar a banana passa, doce típico da cidade, e conhecer o trabalho desenvolvido pelo núcleo de artesanato local que conta com belos trabalhos em fibra de bananeira”, destacou.

Veja também
error: Content is protected !!