O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Bombeiros resgatam filhote de jaguarundi em Cantagalo

Bombeiros resgatam filhote de jaguarundi em Cantagalo

Nesta quarta-feira, dia 18, o Corpo de Bombeiros de Cantagalo, foi acionado para fazer um resgate de animal silvestre, em um sítio que fica na localidade Rural do município.

No local, foi constatado a presença de um filhote de Jaguarundi, também conhecido como gato mourisco (Puma yagouaroundi), que estava em um curral, muito acuado e ameaçado por cães do local.

Após ser capturado, o animal foi levado ao consultório veterinário da Dra Joseane Abreu Leitão, onde passou por avaliação, e foi constatado, se tratar de uma fêmea.

O animal está desnutrido e com lesões nas patas, pesa cerca de 480g e tem aproximadamente dois meses.Para de recuperar, receberá cuidados intensos, como, alimentação balanceada, além de cuidados específicos para cicatrizar as feridas.

A veterinária voltou a dizer que as queimadas prejudicam a fauna, fazendo com que os animais saiam em busca de alimento devido ao desequilíbrio no seu habitat natural, causado pelo homem.

Em breve a pequena filhote mourisca, poderá retornar a natureza, mas até lá, ainda tem um longo caminho, precisa ficar maior, ganhar peso e aprender a caçar, para se adaptar ao ambiente.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) atualmente coloca o jaguarundi (gato mourisco) na categoria “Pouco Preocupante” (Least Concern – LC), mas os pesquisadores não sabem se sua população está estável ou em declínio.

Por Ingrid Joia

Veja também
error: Content is protected !!