O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Atenção com seu animal durante a queima de fogos de fim de ano

Animais exigem atenção redobrada durante a queima de fogos do réveillon

No fim de ano, os animais de estimação exigem cuidado extra para serem protegidos do barulho das explosões dos fogos de artifício. Uma série de medidas tomadas dentro de casa pode ajudar os donos a diminuírem o sofrimento dos bichinhos em uma época que costuma ser de muito estresse.

A audição aguçada faz com que os animais sejam mais sensíveis aos sons causados pelas explosões de fogos de artifício e comemorações. O barulho, associado ao medo, estimula o sistema neuroendócrino a produzir reações fisiológicas ao estresse.

Assim como os seres humanos, eles também têm as suas próprias reações ao estresse. Aumenta a frequência cardíaca, aumenta a pressão arterial. Alguns têm micção ou defecação espontânea, diarreia. Também tem medo, agressividade com o dono, com outros animais no mesmo ambiente, taquicardia e convulsões.

A recomendação principal é que sempre alguém fique com o animal, para acalmá-lo. Algumas ações podem diminuir o nervosismo:

  • Distrair o animal com brincadeiras, brinquedos e petiscos;
  • Colocar uma música ambiente ou ligar em estação de notícias, com muitas vozes falando, para remeter a algo familiar;
  • Fechar o ambiente e ligar o aparelho de ar condicionado para abafar o barulho;
  • Fechar as cortinas para diminuir o som e a iluminação dos fogos.

Fogos de artifício – aves e gatos

Para quem vai passar a virada de ano longe de casa, o cuidado com o ambiente deve ser redobrado. Além do barulho, ele está sem a pessoa de referência para acalentar nesse momento.

Caso necessário, mantenha as janelas fechadas. Não deixe o animal encoleirado pois, ao tentar fugir da coleira, ele pode se enforcar. Em quintais com piscina, ele deve ser deixado em outro ambiente.

O uso de medicamentos só pode ser feito em casos excepcionais, mas com a prescrição de um veterinário. A automedicação é um risco para o animal e pode até morrer.

Muitas recomendações são destinadas aos donos de cães. Mas quem possui gatos também deve prestar atenção. Quem possui mais de um em casa, a recomendação é que todos os animais sejam confinados em um só ambiente pois, querendo se esconder, o felino pode ir parar debaixo de móveis de difícil acesso.

No caso das aves, é preciso proteger as gaiolas da iluminação dos fogos de artifício. Essa série de medidas ajuda a reduzir o estresse do animal, mas não o isenta do nervosismo causado pela movimentação atípica causada pelo réveillon.

Caso algo fora do normal, como uma salivação intensa, em quadros convulsivos e desmaios, a assistência veterinária deve ser procurada imediatamente.

Veja também
error: Content is protected !!