O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Semana 11: Detox Emocional – Dificuldade em dizer “Não”

Semana 11: Detox Emocional – Dificuldade em dizer "Não" | Drªa Aretuza Pires Lattanzi

Detox Emocional 11: Marconildo é homem de muitos valores, contudo, tem muita necessidade de ser aceito por todos. E por muitas vezes coloca os seus projetos em segundo plano para agradar e ajudar os outros em seus projetos. Em virtude disso, Marconildo não consegue ter muitos resultados nos seus objetivos e vive se consumindo com ansiedade e angústia por conta dessa insatisfação.

Amores, quando alguém nega algo a Marconildo ele se sente muito mal e rejeitado. E, Pasmem! Esse padrão vem desde a infância. Como ele se sente assim quando alguém diz “não” para ele, é o que alucina ao imaginar que se disser “não” para o outro o reflexo será o mesmo.

Outras características das pessoas que possuem dificuldade em dizer “não”: têm um grande desejo de se sentirem amadas, são viciadas em agradecimentos, têm receio de perder a simpatia dos outros, ficam angustiadas quando se pegam em algum conflito, se sentem incapazes de enfrentar a pressão alheia e são muitos inseguras.

A questão é: e Marconildo? O que deseja para a vida dele? Precisa se autoconhecer e olhar para dentro, pois quando dizemos sim para o outro colocando as nossas necessidades em segundo plano, dizemos o “não” para nós mesmos. O próprio Marconildo que precisa se validar em todas as esferas.

Ahh, uma estratégia que utilizo muito é a do “não positivo”. Mas Aretuza, o que é isto? Vamos lá…o “não positivo” pode ser aplicado tanto na vida pessoal quanto na profissional e a sua característica primordial é o respeito: respeite a si mesmo estabelecendo limites que preservem os seus valores e, simultaneamente, demonstre respeito pelos valores do outro.

Práticas da semana contra a dificuldade em dizer “não”:1. Assista ao filme “Se meu apartamento falasse”, onde o protagonista acaba se sentindo obrigado a dormir na rua para emprestar a casa aos chefes. 2. Quando receber algum convite, reflita: isto pode me prejudicar em algo? Isto está de acordo com os meus valores? Eu preciso verdadeiramente disto? O que isto pode me acrescentar? Eu realmente quero fazer isto? 3. Prepare sua argumentação do “não positivo” para a próxima vez que quiser negar um pedido.

A coluna Detox Emocional 11 fez sentido para você? Identificaram-se com o Marconildo? Bora mudar? Vamos juntos? Desejo saúde e leveza a todos vocês. Um beijo no coração e até a próxima coluna. Confira meu Instagram!

Veja também
error: Content is protected !!