O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Lei autoriza recuperação das ferrovias de Cantagalo, Sumidouro e Friburgo

O ramal de trem Cachoeiras de Macacu x Nova Friburgo e Saracuruna x Cantagalo, na Região Serrana do Rio, estão incluídos no Plano Estadual de Recuperação da Malha Ferroviária.

O ramal de trem Cachoeiras de Macacu x Nova Friburgo e Saracuruna x Cantagalo, na Região Serrana do Rio, estão incluídos no Plano Estadual de Recuperação da Malha Ferroviária.

Isso é o que diz a Lei Nº 8635/19, que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada pelo Diário Oficial do Executivo nesta terça-feira (26/11).

O texto é do deputado Welberth Rezende (PPS) e altera a Lei Nº 8.210/18.

O programa foi criado com o objetivo de fomentar o turismo do estado a partir da recuperação das estações de trem.

Mas, além do ramal Cachoeiras de Macacu x Nova Friburgo e Saracuruna x Cantagalo, estão inclusos na região de abrangência do Serra News: Murinelli x Sumidouro, Macaé x Campos e Ramal da Serra de Petrópolis.

Em outubro, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou a Frente Parlamentar Rio nos Trilhos para reativação das ferrovias fluminenses. A reunião, realizada na sala 316 do Palácio Tiradentes, foi presidida pelo deputado propositor da Lei Nº 8635/19.

A iniciativa tem o intuito de promover a revitalização da malha ferroviária do Rio de Janeiro. Porque a ideia é recuperar diversas linhas no estado pelo seu potencial turístico, revitalizando regiões e atraindo novos investimentos.

Poderão ser feitas parcerias público-privadas para a recuperação das linhas, pois diminuiria custos para o poder público.

A Secretaria de Transportes deverá fazer um projeto que contenha a análise das linhas, o orçamento para as obras e o cronograma para a implantação.

Veja também
error: Content is protected !!