Corruíra / Garrincha (Troglodytes musculus)

Corruíra (Troglodytes musculus) - Coluna do fotógrafo Gabriel Monnerat

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Troglodytidae Swainson
Nome Científico: Troglodytes musculus
Nome em Inglês: Southern HouseWren
Estado de conservação: Pouco preocupante

Hoje teremos uma pequena ave que é parente do famoso uirapuru, porém, diferente desse, é bastante comum. Essa é a corruíra (Troglodytes musculus), que também leva o nome de garrincha, ou garrinchinha.

Medindo de 10 a 13cm, com peso de 10 a 12 gramas, na coloração parda, tem um leve estriado ao final das asas e rabo. Pequena no tamanho, mas poderosa no canto melodioso e alto para o seu porte, o torna muito bonito e agradável de escuta-lo. Além disto, é uma ave brava e territorialista quando nidifica, e para mostrar poder e espantar outros indivíduos, emite um apelo alto e rouco, repetidas vezes.

A garrincha faz seu ninho em todo tipo de cavidade, e por isso o seu gênero é nomeado Troglodytes (moradores de cavernas). Geralmente seus ninhos são feitos de gravetos, utilizando também, qualquer tipo de material, como prego, metal, plástico, tecido. A cavidade, onde são depositados os ovos, é forrada com pelo de animais, e até cabelo humano. Coloca de 3 a 6 ovos na cor vermelha clara. Eclode a cerca de duas semanas e os filhotes levam, em média, 4 semanas para deixarem os ninhos. É interessante constatar, que é muito comum vê-la nidificar em cavidades de casa e principalmente em casinhas de passarinhos, que costumamos pendurar em varandas, não se importando tanto com a presença humana.

Garrincha, Garrinchinha ou Corruíra

Um hábito que foi observado desta ave, é que pode destruir ovos de outras aves, sem mesmo se alimentar deles – principalmente do sabiá-barranco, como uma forma de eliminar competidores.  Pode ser visto solitário, ou em casal, sendo que macho e fêmea cantam em dueto.  É encontrada em bordas de matas,cerrados,caatingas,áreas alagadas e campos e áreas verdes urbanas próximas às residências. Uma característica que o assemelha a um camundongo, é o fato de pular enquanto se locomove pelo chão. É considerada uma ave aventureira, por explorar locais mais escuros e buracos.

A corruíra ou garrincha (Troglodytes musculus), apesar de ser uma canora, ou seja cantora, e seu canto ser considerado melodioso, bonito, e bastante apreciado, não veio a se tornar uma espécie de gaiola, o que de fato é ótimo para sua existência. Para preservá-la, basta manter o ambiente, como matas e bosques, e o mais importante, deixá-la seguir seu curso, preservando seus locais de ninhos. Outro ponto que é favorável a esta espécie, é que se tornou bastante adaptada à vida urbana.

Observação do autor: pude notar, enquanto um casal nidificava em minha casa que, como era a segunda vez, foi utilizado o mesmo local da primeira vez. Talvez possa ser até o mesmo casal, e que sempre quando se aproximavam do ninho, emitiam um apelo alto e rouco, e assim entravam na cavidade do ninho. Não seimportando tanto com a presença humana.

Está foto de capa foi tirada no município de Cordeiro – RJ, e mostra um individuo em pose interessante, enquanto sacudia o seu corpo. Ave Muito comum na região, e uma das principais cantoras das manhãs, competindo com sabiás.

Instagram e registros WikiAves!