O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Corpo de Bombeiros do RJ recebe 50 novas viaturas e equipamentos

Corpo de Bombeiros do RJ recebe 50 novas viaturas e equipamentos

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro recebeu, nesta terça-feira (12/11), novas viaturas e equipamentos operacionais que serão distribuídos aos quartéis de todo o estado para reforçar o atendimento à população fluminense. A entrega, no Quartel Central, no Centro do Rio, foi realizada pelo governador Wilson Witzel e pelo secretário de Defesa Civil e comandante geral da corporação, coronel Roberto Robadey.

Com investimentos de R$ 8,5 milhões, foram adquiridas 48 viaturas do tipo AR (pickup), duas viaturas de busca e salvamento, além de 70 macas, cerca de 1,6 mil mangueiras e em torno de 300 esguichos. Os recursos são da cobrança da taxa de incêndio.

“Mais uma vez, é com alegria que estamos entregando viaturas e equipamentos e, entre eles, estão os materiais adquiridos pelo Gabinete de Intervenção Federal (GIF). Quero manifestar meu profundo agradecimento a todos os militares do Corpo de Bombeiros. Em nome do povo do Estado do Rio de Janeiro, quero manifestar o reconhecimento que tenho visto nas ruas e nas redes sociais pelo trabalho realizado pela corporação”, disse o governador.

Por meio do GIF, outros materiais também vão auxiliar os militares que atuam em ocorrências em todo território fluminense, entre eles os Grupamentos Marítimos, o Grupamento Aéreo e as unidades especializadas. São 360 equipamentos de proteção respiratória, 32 desencarceradores, 32 kits de salvamento veicular, 3.300 capacetes para combate a incêndio, quatro botes e 10 motobombas. Ao todo, são R$ 25,5 milhões em recursos federais.

Novas instalações da DGCCO

A cerimônia marcou a inauguração das novas instalações da Diretoria Geral de Comando e Controle Operacional (DGCCO), que vai funcionar no Quartel Central. No espaço, funciona uma espécie de central de atendimento telefônico à população, onde os militares poderão se capacitar ou realizar cursos de atualização de protocolos. Um dos destaques da nova diretoria é um painel eletrônico que dispõe, em tempo real, os chamados e as ocorrências em andamento, como acidentes de trânsito e casos de alagamentos em virtude de chuva.

Campanha institucional

Pela primeira vez, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeira promove uma campanha publicitária institucional voltada à conscientização e prevenção da população. O vídeo, que já está sendo veiculado nas mídias desde a última segunda-feira (11/11), tem o objetivo de mostrar que a corporação conta com a colaboração dos cidadãos fluminenses para que haja uma mudança de hábitos, evitando assim, causar acidentes, como, por exemplo, dirigir e utilizar o aparelho celular.

“Esta é uma campanha inédita da corporação. A população precisa ser conscientizada do seu compromisso com a segurança de todos. Nós fazemos uma média de 1.200 atendimentos por dia e este é um número que só vem crescendo. Muitos destes atendimentos podem e devem ser evitados a partir desta campanha. Tivemos o cuidado de termos bombeiros voluntários na campanha, que relataram experiências reais que eles passaram durante o atendimento em ocorrências”, afirmou Robadey.

Veja também
error: Content is protected !!