O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Comemorações pela vinda dos suíços para Nova Friburgo

Comemorações pela vinda dos suíços para Nova Friburgo

No dia em que se comemora a chegada dos suíços em Nova Friburgo, 16 de novembro, também foi realizado o encerramento das comemorações iniciadas na última quinta-feira, 14, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Neste sábado, na sede da Afape – Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando –, autoridades e personalidades friburguenses prestigiaram o momento.

Um dos ápices da cerimônia foi a apresentação dos símbolos que marcam a vinda dos suíços para a cidade. Foram o desfraldar de uma grande bandeira, com a junção da bandeira brasileira com a bandeira suíça, e o sino. Ambos marcam a união dos povos.

O sino foi trazido pelos caminhantes que fizeram o “Caminho dos Imigrantes”. Mas a ideia inicial era que saíssem de Castalha, em Cachoeiras de Macacu, em direção a São Lourenço. Entretanto, por condições climáticas não favoráveis, a caminhada foi reduzida de São Lourenço à Afape, localizada na Via Expressa.

Em seu discurso, o prefeito Renato Bravo relembrou, emocionado, os ensinamentos deixados por sua avó, porque possuía origem suíça, e concluiu falando da importância dos suíços para a construção de Nova Friburgo.

“Muita alegria e muita emoção nesse encontro que comemora a integração com a Suíça. Esse momento especial em que recebemos, há 200 anos atrás, a chegada dos suíços em nossa cidade, que nos ajudaram muito a construir a bela Nova Friburgo”.

Veja também
error: Content is protected !!