O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Semana 6: Detox Emocional – Mentalidade de escassez

 

Semana 6: Detox Emocional 6 - Mentalidade de escassez

Detox Emocional 6: Vanessa tem um padrão de comportamento que a impede de deslanchar em várias esferas da sua vida. Em diversas situações os pensamentos, e logo os sentimentos que permeiam são: e se me faltar algo (egoísmo)? E se eu ficar sem dinheiro (mesquinhez)? E se eu passar perrengue (individualismo)? E se eu for abandonada (insegurança)?

Vocês conseguem perceber o quanto Vanessa vive em uma bolha e se consome com ansiedade e preocupações?

Vamos lá…a mente de Vanessa foi programada para ter esses pensamentos, e consequentemente essas emoções. Vamos recordar juntos que todo pensamento gera um sentimento? Essa programação mental vem desde a infância como fruto da sua criação e/ou do seu meio de convívio. Alguém aí já se identificou? Sem julgamentos, tá?

Amores, obviamente que, não estou aqui pregando para que vocês saiam gastando tudo que possuem. Ter um bom planejamento financeiro é imprescindível para a nossa qualidade de vida, porém, existem pessoas, por exemplo, que deixam de investir em si mesmas e/ou até de ter momentos de lazer porque possuem o medo de ficar sem dinheiro no amanhã.

Outras, não doam nem o que não utilizam mais, porque sempre pensam que poderão precisar um dia. Aqui não falo somente de matéria não, falo de carinho, atenção, conhecimento e amor.

Na esfera dos relacionamentos, existem pessoas que antes mesmo de conhecer alguém já pensam – e se ele (ela) em algum momento me abandonar?

Vou além, esse padrão energético negativo acaba atraindo outras pessoas com o mesmo padrão. E o que costumamos fazer? Reclamar do outro. Rs…

Mas Aretuza, como mudar esse padrão mental? Para embasar cientificamente o que vamos trabalhar, existe o conceito de neuroplasticidade. E o significa isso? A neuroplasticidade é a capacidade que o nosso cérebro tem de modificar e reorganizar os neurônios conforme mudanças ambientais, experimentais, sociais, físicas e até lesões mais graves. Importante ressaltar que a neuroplasticidade é um processo contínuo de “reorganização” dos circuitos neurais, e da recepção de novos pensamentos e atitudes.

Em outras palavras….realizando literalmente um detox emocional, eliminando esses pensamentos e substituindo-os por um padrão mental próspero e de abundância, conseguiremos nos transformar. Eu lhe convido a fazer isso através de exercícios que com a constância ganharão consistência…e, BOOMMM, se tornarão um hábito. Vamos fazer uma analogia quando queremos ganhar massa muscular: treino com frequência e nutrição de qualidade.

Quando essa reprogramação mental acontece o nosso comportamento muda diante das situações. Por exemplo: 1. Apareceu um curso, no lugar de pensar como mais um gasto, pense como um investimento que lhe proporcionará autodesenvolvimento e mais renda. 2. Se esta conhecendo alguém interessante, acredite que vai dar certo sim, seja íntegro, inteiro e faça a sua parte sempre. E daí se não der certo? Outras oportunidades aparecerão. De novo e sempre: olhe para dentro, foque em você!

Práticas da semana contra a mentalidade de escassez: 1. Acorde todas as manhãs, agradeça, sinta e declare: EU SOU próspero e abundante em todas as áreas da minha vida 2. Se observe e seja seu melhor amigo ao longo do dia. Os pensamentos impostores irão aparecer, reconheça, ative o seu EU empoderador e diga para o pensamento impostor: você é somente um pensamento. Você irá até rir de si mesmo quando o pensamento impostor aparecer, e com um tempo ele não lhe travará mais porque os seus pensamentos de prosperidade e abundância prevalecerão, assim como a sua energia positiva transbordará. 3. Comemore!

Depois me conta? Espero que tenham gostado da concepção do Detox Emocional 6! Um beijo no coração de todos e até a próxima coluna. Confira meu Instagram!

Leia também: Semana 5: Detox Emocional – Perfeccionismo

Veja também
error: Content is protected !!