O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cantagalo completa 162 anos de sua elevação ao título de cidade

Cantagalo comemora 162 anos de sua elevação ao título de cidade

Durante décadas se considerou como data mais importante do município o “2 de outubro de 1857”, que assinala a elevação da Vila de São Pedro de Cantagallo à categoria de cidade. A mudança de status de “vila” para “cidade”, trata-se apenas e unicamente de um “título honorífico”, sem significativos efeitos práticos para a estrutura administrativa local. No Brasil rural da segunda metade do século XIX e início do século XX, esse marco conferia destaque a uma localidade, já que poucos eram os núcleos urbanos elevados a essa condição.

Mas, diante desta perspectiva histórica inicial, uma questão inquietante era sussurrada e, insistentemente, não se fazia calar: como poderia Nova Friburgo ser mais antigo do que Cantagalo já que este município se desmembrou do nosso território? Os sussurros transformaram-se em vozes esclarecedoras pautadas na atuação de quatro importantes personalidades da cultura cantagalense da atualidade: os pesquisadores Desembargador Clélio Erthal e Dr. Henrique Bon, o Professor Gerson Tavares do Carmo e o ecologista Bento Luiz Lisboa, que afirmaram as bases de um processo de revisão histórica quanto aos níveos de importância dessas datas.

Deste modo o município foi criado em “9 de março de 1814”, portanto possui 205 anos, enquanto a cidade de Cantagalo, elevada a essa categoria em “2 de outubro de 1857”, possui 162 anos.

Na visão desses quatro expoentes que considero “os artífices da mudança das datas históricas”, o “9 de março de 1814” é, sem sombra de dúvidas, a data magna do município de Cantagalo, pois foi quando através de um alvará baixado pelo então Príncipe Regente, D. João VI, passa a existir a Villa de São Pedro de Cantagallo, com o desmembramento de uma imensa área do antigo município de Santo Antônio de Sá, trazendo a existência uma unidade administrativa nova e de tamanho descomunal, cujos limites eram definidos pelo “Rio Parahyba”, Serra dos Órgãos, divisando ainda com Magé, Macaé e Campos dos Goitacazes. Determinava também,a decisão régia, que fosse erigido “o Pelourinho, Casas da Câmara e Audiência, Cadeia e mais oficinas necessárias(…)”.

Deste modo o município foi criado em “9 de março de 1814”, portanto possui 205 anos, enquanto a cidade de Cantagalo, elevada a essa categoria em “2 de outubro de 1857”, possui 162 anos.

Viva o povo cantagalense!!! Viva a inebriante história da nossa queridíssima Cantagalo!!!

Leia também: História do município de Cantagalo – RJ

Este artigo foi cedido por João Bôsco de Paula Bon Cardoso, que é professor de Sociologia e Geografia e ocupa atualmente mandato de vereador em Cantagalo.

Veja também
error: Content is protected !!