O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Queimadas na Região Serrana quadruplicam em agosto de 2019

Queimadas na Região Serrana quadruplicam em agosto de 2019

Em mês marcado pelo aumento do número de queimadas na Amazônia, todos se perguntam: como fica a questão na Região Serrana? Com base nos dados do Corpo de Bombeiros, é possível constatar que o aumento no número de queimadas foi uma tendência também nas matas da serra fluminense.

Segundo o comandante do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (Nova Friburgo), tenente-coronel Thiago Alecrim, apenas em agosto deste ano, ocorreram 95 registros de fogo em vegetação, quase quatro vezes mais que o número de casos do ano passado: 24 em toda área de cobertura do 6ºGBM, que corresponde às cidades de Cordeiro, Cachoeira de Macacu, Cantagalo e Bom Jardim, além de Nova Friburgo. Entretanto, o comandante do 6ºGBM faz uma ressalva.

“A comparação com 2018 fica prejudicada, pois, no ano passado, o mês de agosto teve a ocorrência de muitas chuvas, o que evitou a propagação de queimadas na Região Serrana. Em 2016, foram 64 eventos de fogo em vegetação registrados, por exemplo” afirma.

Ele destaca ainda que a maioria dessas queimadas é provocada pela ação humana, já que grande parte das áreas atingidas fica próxima de ocupações urbanas.

O Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo informa ainda que foram registradas um total de 530 queimadas na área de cobertura do 6ºGBM. Apenas em Nova Friburgo ocorreram 239 queimadas.

Recomendações

Incêndios em vegetação podem alterar o equilíbrio natural em área de florestas devido à queima de espécies vegetais e da evasão, e até morte, de animais. O fogo também pode levar ao empobrecimento do solo.

Segundo informações do Corpo do Bombeiros, os focos de incêndio em vegetação são mais comuns quando há conjunção de fatores como altas temperaturas, baixa precipitação e baixa umidade do ar. Embora muitas vezes não seja possível evitar este tipo de ocorrência, a corporação recomenda:

  • Não acender fogueiras;
  • Não queimar lixo no quintal;
  • Não soltar balões;
  • Não jogar pontas de cigarro em qualquer ambiente, principalmente, nas estradas próximas à vegetação;
  • Não jogar garrafas de vidro em áreas florestais e em beira de estrada. Elas funcionam como lente de aumento para os raios solares, gerando calor.

Punições

Quem provoca incêndio está sujeito a pagar multas altas ou até mesmo ser preso, dependendo das consequências dos seus atos. Por isso, é dever de todos a conscientização. É ideal que a população ajude a denunciar esse crime através dos telefones da Polícia Militar (190). Não há recompensas, mas o que vale é a colaboração de cada cidadão para a preservação do meio ambiente.

Veja também
error: Content is protected !!