O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Corte de árvores quase centenárias gera insatisfação em Itaocara

Corte de árvores gera insatisfação da população de Itaocara

Uma pequena manifestação anônima critica o corte de árvores em Itaocara, entre elas, um oitizeiro com cerca de 80 anos, na Praça Rui Barbosa, no Centro. Cartazes foram espalhados pela praça na noite desta terça-feira (17/09), horas após a Secretaria de Obras iniciar o corte do oitizeiro histórico, indignando grande parte da população.

Nos cartazes, estavam dizeres como “Crime Ambiental”, “Cadê as Árvores?” e “Derrubando o Futuro”. Eles foram colados em diversos pontos da praça, como na estrutura do busto de Patápio Silva e até nos troncos do oitizeiro histórico, que deve ter aproximadamente 80 anos.

Corte de árvores gera insatisfação da população de Itaocara

O frondoso oitizeiro teve grande parte da copa removida nesta terça-feira. Os trabalhos foram suspensos e nenhum servidor que estava no local informou o motivo à nossa reportagem. Além do oitizeiro principal, outros dois oitizeiros, também antigos, e uma figueira exótica foram cortados ontem.

Jogo do empurra

Inicialmente, o secretário de obras, Paulinho Mozart, informou que o corte das árvores no Centro de Itaocara havia sido autorizado pela Prefeitura atendendo a uma solicitação da Câmara Municipal. A redação da Folha Itaocarense não conseguiu contato com o presidente do Legislativo, Robson Vogas (PSDB), que recentemente havia informado que o oitizeiro histórico seria preservado no projeto de construção do anexo da Câmara.

Diante da situação atual, o vereador Jaderson Aleixo (PSB) gravou entrevista. “A informação que eu tenho do presidente [Robson], que não é uma informação oficial, é que ia ser preservada, a priori, a árvore. Aquelas três das calçadas iriam sair […] e serão replantadas outras seis em outro local. A mais antiga do centro não iria ser derrubada. Mais uma vez, a informação não é oficial, mas eu conversei com o presidente e ele disse que os representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras estiveram lá aconselhando a tirar a árvore porque estava afetando a rede de esgoto.”, explicou o parlamentar.

Por Folha Itaocarense

Veja também
error: Content is protected !!